"O futuro não é o lugar para onde estamos indo, mas o lugar que hoje estamos construindo."

foto - Os primeiros passos no desenvolvimento da Cartografia Geotécnica no Brasil
Os primeiros passos no desenvolvimento da Cartografia Geotécnica no Brasil

Os primeiros passos no desenvolvimento da Cartografia Geotécnica no Brasil estão associados  às solicitações dos engenheiros,  para que fosse possível obter melhores condições na solução de problemas em construções civis, especialmente em obras lineares e edificações urbanas, valendo-se de conhecimentos e parâmetros geológico-geotécnicos. Buscava-se, basicamente, a apreciação da resistência mecânica e estabilidade de rochas e solos em superfície e subsuperfície.

Eram compostas por características do solo para fundações, locais com possibilidades de escorregamento, inundação e recalque, e a localização de materiais de construção, apresentadas por meio de mapas, perfis e textos explicativos. Em sequência, atendendo às demandas, decorrentes da intensa urbanização, cartas geotécnicas de planejamento territorial e de outras finalidades, tornam-se presentes. A importância de aspectos ambientais acarretou em inovações de métodos e procedimentos para as cartografias geotécnicas, incluindo abordagens com designação geoambiental, por se tratar de representar a cartografia de interesse ao planejamento, e gestão ambiental e contendo, além disso, perfis e textos explicativos. Alguns dos primeiros trabalhos de produção de cartas geotécnicas receberam a denominação de Geologia Urbana. 

Os primeiros trabalhos de Cartografia Geotécnica foram desenvolvidos no Brasil na década de 1970, uma época bastante produtiva na construção de grandes obras de Infraestrutura. Com o acelerado processo de urbanização brasileira e com o surgimento de novos problemas, relacionados à ocupação do território, a demanda da Cartografia técnica aumentou. Esses trabalhos com metodologias internacionais tratavam de grandes áreas e eram feitos em escalas iguais ou menores que 1:50.000, como os trabalhos de Coulon (1973), Maciel Filho (1978), Seignemartin (1979) e Cabral (1979), dentre outros. 

Nos anos 1980, começaram a apresentação dos mapeamentos geotécnicos, envolvendo diretamente áreas urbanas e utilizando escalas de detalhe. As cartografias pioneiras nessa linha foram:

  • Carta Geotécnica dos Morros de Santos e São Vicente (IPT, 1980), em escala 1:5.000;
  • Carta Geotécnica de Ouro Preto (Carvalho, 1982), em escala 1:2.000.

Nesse período, algumas universidades e institutos de pesquisa deram início ao desenvolvimento de metodologias, aplicando novos procedimentos de mapeamento geotécnico. Destacam-se: a Divisão de Geologia Aplicada do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo - IPT; o Departamento de Geologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Departamento de Geotecnia da Escola de Engenharia de São Carlos (USP). 

Trabalhos realizados nas décadas de 1980 e 1990 tinham um cunho de pesquisa acadêmica. Era escassa a utilização prática dos resultados desses estudos, muitas vezes pelo desinteresse dos órgãos públicos responsáveis pelo planejamento territorial e urbano e também porque não conheciam a sua relevância. 


Precisando de sondagem? 

A Suporte pode te ajudar! Solicite um orçamento através do e-mail: orcamento@suportesolos.com.br


Bibliografia:

Geologia de Engenharia e Ambiental, volume 2: Métodos e Técnicas / editores Antonio Manoel dos Santos Oliveira, João Jerônimo Monticelli. São Paulo: ABGE  Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental, 2018.

Manual de Sondagens/ Coordenador Ivan José Delatim; comissão coordenadora Elisângela Oliveira [et al.]. 5.Edição, São Paulo: ABGE - Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental, 2013.


Leia também:

Sondagem a Percussão (SP) - Ensaio de Lavagem por Tempo: acesse aqui

Sondagem a Percussão (SP) - Procedimentos - Execução com qualidade, eficiência e segurança: acesse aqui

Sondagem a Percussão (SP) - Equipamentos e Ferramentas - itens necessários: acesse aqui

Sondagem a Percussão (SP) - Identificação dos furos - Como fazer de forma padronizada? acesse aqui 

Sondagem a Percussão (SP) - Ensaio SPT - A técnica mais popular de investigação geotécnicaacesse aqui.

Sondagem a Percussão (SP) - O que é? Qual é Norma (ABNT) de Referência? acesse aqui.

Conceito de Mapeamento Geológico e Mapeamento Geotécnico. Quais informações os mapeamento de vem trazer?  acesse aqui

Solicite um Orçamento

  Atendimento Comercial:        (19) 9.9918-5086
        
  E-mail:     comercial@suportesolos.com.br