"O futuro não é o lugar para onde estamos indo, mas o lugar que hoje estamos construindo."

foto - Sondagem a Percussão (SP) - Ensaio de Lavagem por Tempo
Sondagem a Percussão (SP) - Ensaio de Lavagem por Tempo

Atingido o impenetrável ao Ensaio de Penetração Padronizado - SPT (artigo publicado recentemente  Sondagem a Percussão (SP) - Ensaio de Penetração Padronizado - SPT)   e havendo interesse no prosseguimento da sondagem pelo método a percussão, deve-se iniciar o processo de lavagem com ensaios de lavagem por tempo, conforme descrição no item (A) a seguir e atendendo  à limitação de avanço indicada no item (B):

A. O ensaio de lavagem por tempo é utilizado numa sondagem a percussão com o objetivo de se avaliar a penetrabilidade do solo ao avanço do trépano de lavagem. Consiste na aplicação do seguinte processo: 

  • Quando o avanço se fizer por lavagem,  deve-se erguer o sistema de circulação de água a 30 cm a partir do fundo do furo. Durante sua queda livre, deve-se imprimir, manualmente, um movimento de rotação no hasteamento por 30 min. anotando-se os avanços obtidos a cada período de 10 min.

Qual é o equipamento utilizado? As características das hastes de perfuração, cravação do amostrador padrão e de lavagem por tempo devem ser idênticas para todos os equipamentos, durante todo o serviço de sondagem numa mesma obra.  O trépano, ou peça de lavagem, deve ser uma peça de aço, com diâmetro nominal de 25 mm, terminada em bisel, dotada de duas saídas laterais para a água e comprimento mínimo de 20 cm.  Para os ensaios penetrométricos, as hastes deverão ser do tipo Schedule 80, retilíneas, com 25,4 mm (1") de diâmetro interno e dotadas de roscas em bom estado, que permitam firme conexão com as luvas, e massa de aproximadamente 3 Kg/m. Quando acopladas, as hastes deverão formar um conjunto retilíneo.

B. Quando no mesmo ensaio de lavagem por tempo forem obtidos avanços inferiores a 5 cm por período, em três períodos consecutivos de 10 min, o material será considerado impenetrável à lavagem

O impenetrável à lavagem por tempo, como critério para o término da sondagem a percussão, não implica na eliminação dos ensaios de penetração SPT, devendo ser observadas as seguintes condições: 

  • A cravação do barrilete será interrompida quando se obtiver penetração inferior a 5 cm após dez golpes consecutivos, não se computando os cinco primeiros golpes do teste, ou quando o número de golpes ultrapassar 50 em um mesmo ensaio (45 cm do amostrador). Nessas condições, o material será considerado impenetrável ao SPT, devendo ser anotados o número de golpes e a penetração respectiva. 

No caso de o material voltar a ser penetrável, deverão ser executados ensaios SPT nas cotas já definidas. 

Não é permitida a adoção de critério de impenetrável à lavagem por tempo para o término da sondagem a percussão, quando estiver prevista a sua continuação pelo processo rotativo. Nesse caso, a mudança do método deve ser feita quando atingido o impenetrável aos ensaios SPT, conforme condição acima esclarecida. 


Precisando de sondagem? 

A Suporte pode te ajudar! Solicite um orçamento através do e-mail: orcamento@suportesolos.com.br


Bibliografia recomendada:

ABNT NBR 6484/01 - Solo - Sondagens de simples reconhecimentos com SPT - Método de ensaio: acesse aqui


Referência Bibliográfica:

Manual de Sondagens/ Coordenador Ivan José Delatim; comissão coordenadora Elisângela Oliveira [et al.]. 5.Edição, São Paulo: ABGE - Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental, 2013.


Leia também:

Sondagem a Percussão (SP) - Ensaio de Penetração Padronizado - SPT: acesse aqui

Sondagem a Percussão (SP) - Procedimentos - Execução com qualidade, eficiência e segurança: acesse aqui

Sondagem a Percussão (SP) - Equipamentos e Ferramentas - itens necessários: acesse aqui

Sondagem a Percussão (SP) - Identificação dos furos - Como fazer de forma padronizada? acesse aqui 

Sondagem a Percussão (SP) - Ensaio SPT - A técnica mais popular de investigação geotécnicaacesse aqui.

Sondagem a Percussão (SP) - O que é? Qual é Norma (ABNT) de Referência? acesse aqui.

Solicite um Orçamento

  Atendimento Comercial:        (19) 9.9918-5086
        
  E-mail:     comercial@suportesolos.com.br