"O futuro não é o lugar para onde estamos indo, mas o lugar que hoje estamos construindo."

foto - Amostragem para Caracterização Tecnológica de Materiais Naturais de Construção
Amostragem para Caracterização Tecnológica de Materiais Naturais de Construção

Uma das etapas importantes nos estudos geológico-geotécnicos para o desenvolvimento de um projeto de obra civil refere-se à caracterização tecnológica dos materiais naturais de construção - solo, areia e rocha.  Na grande maioria das situações, esses materiais são utilizados para a construção de maciços compactados de terra ou de enrocamento ou então empregados como agregados para concreto, pavimentos, lastros de ferrovias, entre outras aplicações.

A correta utilização desses materiais requer o conhecimento prévio das suas propriedades tecnológicas. Para tanto, a adequada caracterização deverá ser realizada a partir de amostras significativas dos horizontes geológico-geotécnicos do local de interesse, utilizando-se de técnicas apropriadas e conduzidas por procedimentos padronizados, executados, sobretudo, em laboratório. 

  • As amostras de solo (deformadas e indeformadas) são coletadas em poços de inspeção ou mesmo em locais estudados para servirem como áreas de empréstimos, sendo que a caracterização é conduzida, segundo ensaios específicos de Mecânica dos Solos. 
  • As amostras de areia são obtidas tanto em jazidas em superfície quanto em áreas submersas, para a realização de análises mineralógicas, determinação do teor de matéria orgânica e de impurezas (cloreto de sódio, por exemplo), ensaios de granulometria entre outros. A presença de animais deletérios (sílica amorfa e quartzitos friáveis, principalmente), podem restringir a utilização de areias em agregado para concreto.
  • As amostras de rocha são geralmente extraídas de afloramentos, poços de inspeção, túneis e galerias de prospecção e, principalmente, a partir de testemunhos de sondagens. Nesse último caso, deverão ser seguidos os seguintes procedimentos:

a) As amostras somente poderão ser retiradas das caixas de testemunhos após a descrição geológica e geotécnica completa e o registro fotográfico da respectiva sondagem;

b) Na caixa de sondagem, o espaço deixado pela amostra retirada deverá ser completado com um tartugo de madeira de comprimento aproximadamente igual ao da amostra, no qual deverão ser anotados: o número de identificação da amostra, a data, o motivo da supressão da amostra e as profundezas de topo e base;

c) Cada amostra extraída deverá ser fotografada com o seu respectivo número de identificação (Obra - Sondagem SR/SM - Amostra 1,2...n) e com a indicação do topo e base;

d) Deverá ser elaborada uma lista de controle, contendo: número de identificação das amostras, número da sondagem, número da caixa da sondagem, data da coleta, profundidades de topo e base e descrição geológico-geotécnica pormenorizada da amostra. Uma cópia dessa lista deverá ser entregue ao laboratorista responsável pela recepção da amostra. 


Precisando de sondagem? 

A Suporte pode te ajudar! 
Solicite um orçamento através do e-mail: 
orcamento@suportesolos.com.br


Referência Bibliográfica:

Geologia de Engenharia e Ambiental, volume 2: Métodos e Técnicas / editores Antonio Manoel dos Santos Oliveira, João Jerônimo Monticelli. São Paulo: ABGE  Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental, 2018.



Leia também:

Sondagem Mista (SM) - Execução da Sondagem: acesse aqui

Sondagem a Percussão (SP) - Ensaio de Lavagem por Tempo: acesse aqui

Sondagem a Percussão (SP) - Procedimentos - Execução com qualidade, eficiência e segurança: acesse aqui

Sondagem a Percussão (SP) - Equipamentos e Ferramentas - itens necessários: acesse aqui

Sondagem a Percussão (SP) - Identificação dos furos - Como fazer de forma padronizada? acesse aqui 

Sondagem a Percussão (SP) - Ensaio SPT - A técnica mais popular de investigação geotécnicaacesse aqui.

Sondagem a Percussão (SP) - O que é? Qual é Norma (ABNT) de Referência? acesse aqui.

Ensaios Geotécnicos - Ensaio de Cisalhamento Direto  - O Objetivo e a Finalidade: acesse aqui

Ensaios Geotécnicos - Análise Granulométrica do Solo - A Curva e os Tipos de Análise:  acesse aqui

Ensaios Geotécnicos - Análise Granulométrica do Solo - O Objetivo e as Frações de Solo:  acesse aqui

Ensaios Geotécnicos - Compactação de Solos - Possíveis Fontes de Erros:  acesse aqui


Solicite um Orçamento

  Atendimento Comercial:        (19) 9.9918-5086
        
  E-mail:     comercial@suportesolos.com.br