"O futuro não é o lugar para onde estamos indo, mas o lugar que hoje estamos construindo."

foto - A Geologia de Engenharia Ambiental (GEA)  e as Sondagens e Investigações geológicas e geotécnicas.
A Geologia de Engenharia Ambiental (GEA) e as Sondagens e Investigações geológicas e geotécnicas.

Conhecer o solo e o subsolo de um determinado terreno - que servirá de suporte para uma obra de Engenharia -  é fundamental para que os engenheiros possam desenvolver soluções tecnicamente seguras e economicamente viáveis.

No Brasil, os métodos de investigação de Geologia de Engenharia Ambiental - GEA - vem se desenvolvendo desde a época do grande surto das obras de infraestrutura, que ocorreram de forma acelerada nas décadas de 1960 e 1970.

A Associação Brasileira de Geologia de Engenharia Ambiental (ABGE) desde 2013,  adota em seu Estatuto, a seguinte definição para GEA: " É a ciência dedicada à investigação, estudo e solução de problemas de Engenharia e do Meio Ambiente decorrentes da interação entre a geologia e outras ciências correlatas e os trabalhos e atividades humanas". A GEA abrange:

  • definição da geomorfologia, estrutura, estratigrafia, litologia e da água subterrânea das formações geológicas de um modo geral e dos seus condicionantes perante os projetos e as obras
  • caracterização das propriedades mineralógicas, físicas, geomecânicas, químicas e hidráulicas de todos os materiais envolvidos em construção, recuperação de recursos e alterações ambientais;
  • avaliação do comportamento mecânico e hidrogeológico dos solos e maciços rochosos;
  • previsão de alterações, ao longo do tempo, das propriedades aqui citadas;
  • determinação e/ou avaliação dos parâmetros a serem considerados na análise de estabilidade de obras de engenharia e de maciços naturais;
  • melhoria e manutenção das condições e propriedades ambientais do terrenos.

A GEA nasceu e desenvolveu-se - com maior ênfase -  com as atividades da Engenharia, contribuindo para a elaboração de projetos, acompanhamento da construção e monitoramento de operação de grandes empreendimentos como barragens de hidroelétricas, rodovias e ferrovias de grande porte.

Os seus estudos sempre estiveram comprometidos com a busca de soluções e, mesmo quando aplicada aos problemas ambientais, como a erosão, por exemplo, a Geologia da Engenharia não se limita à descrição do processo erosivo, mas o estuda com a finalidade de intervir para a sua correção ou prevenção. Dessa forma, a GEA é uma ciência que busca resolver problemas práticos de Engenharia e de uso de solo.

Dentre as áreas de atuação da GEA está a área técnica específica de: Sondagens e investigações geológicas e geotécnicas. 

As sondagens evidenciam  os dados básicos que irão alimentar: 

  • definição de fundações e de escavações subterrâneas a céu aberto;
  • ângulo de corte dos taludes;
  • custos das obras em diferentes etapas do projeto;
  • cálculo de estabilidade;
  • dimensionamentos de recuperação e remediação de terrenos contaminados etc.

As sondagens são imprescindíveis para um bom projeto de Engenharia e correta estimativa de seus custos.

O engenheiro austríaco Karl Von Terzaghi (1883- 1963) desde o começo de sua carreira dedicou seus esforços visando buscar um método racional que resolvesse os problemas relacionados com a Engenharia de solos e Fundações. Em um discurso realizado em Cambridge em 1936 já dizia que: " Um trabalho bem sucedido em Mecânica dos Solos e Engenharia de Fundações exige não só uma fundamentação minuciosa da teoria, combinada a uma vigilância para com possíveis fontes de erro, mas também um acúmulo de observações e de medições no campo" (...) " Nossas teorias serão substituídas, por teorias melhores, mas os resultados das observações conscienciosas, no campo, permanecerão como uma tarefa de inestimável valor para nossa profissão". 


Precisando de sondagem? 

A Suporte pode te ajudar! Solicite um orçamento através do e-mail: orcamento@suportesolos.com.br


Bibliografia consultada:

Geologia de Engenharia e Ambiental, volume 2: Métodos e Técnicas / editores Antonio Manoel dos Santos Oliveira, João Jerônimo Monticelli. São Paulo: ABGE  Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental, 2018.

Manual de Sondagens/ Coordenador Ivan José Delatim; comissão coordenadora Elisângela Oliveira [et al.]. 5.Edição, São Paulo: ABGE - Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental, 2013.


Leia também:

Apresentação dos Resultados das Investigações Geológico-Geotécnicas e Geoambientais: acesse aqui

Sondagem Rotativa (SR) - Apresentação dos Resultados: acesse aqui

Sondagem a Percussão (SP) - Ensaio de Lavagem por Tempo: acesse aqui

Sondagem a Percussão (SP) - Procedimentos - Execução com qualidade, eficiência e segurança: acesse aqui

Sondagem a Percussão (SP) - Equipamentos e Ferramentas - itens necessários: acesse aqui

Sondagem a Percussão (SP) - Identificação dos furos - Como fazer de forma padronizada? acesse aqui 

Sondagem a Percussão (SP) - Ensaio SPT - A técnica mais popular de investigação geotécnicaacesse aqui.

Sondagem a Percussão (SP) - O que é? Qual é Norma (ABNT) de Referência? acesse aqui.


Solicite um Orçamento

  Atendimento Comercial:        (19) 9.9918-5086
        
  E-mail:     comercial@suportesolos.com.br