"O futuro não é o lugar para onde estamos indo, mas o lugar que hoje estamos construindo."

foto - Sondagem Rotativa (SR) - Procedimentos para perfuração em solo.
Sondagem Rotativa (SR) - Procedimentos para perfuração em solo.

As Sondagens Rotativas destinam-se à perfuração e à amostragem de maciços rochosos, porém, em geral, é necessário atravessar camadas de solo, com espessura e características muito variáveis, para alcançar o maciço rochoso. Para atravessar as camadas de solo, podem ser utilizados diferentes procedimentos: 

  • Perfuração destrutiva no trecho de solo, sem amostragens e ensaios. Utilizada quando não há interesse ou necessidade de dados e amostras das camadas de solo. Neste caso, deverá ser indicado no perfil individual da sondagem rotativa que, no trecho em solo, foi utilizado o método de perfuração destrutiva, sem amostragem e ensaios;
  • Execução antecipada de sondagem a percussão, na mesma locação da sondagem rotativa, efetuando a perfuração, ensaios SPT e amostragem conforme a sondagem a percussão. Usualmente, na sondagem a percussão é utilizado o revestimento diâmetro de 4'' para posterior aproveitamento do furo pela sondagem rotativa. A sondagem a percussão não recebe numeração específica, sendo seus dados incorporados ao perfil individual da sondagem rotativa;
  • Perfuração das camadas de solo utilizando os métodos de sondagem rotativa (coroas, barriletes etc). AS camadas de solo são perfuradas e amostradas com barrilete duplo e pouca água. Não sendo necessários os ensaios SPT, a amostragem das camadas de solo é feita continuamente. Os testemunhos obtidos devem ser acondicionados em embalagens plásticas, hermeticamente fechadas nas extremidades;
  • Outros procedimentos e combinações além dos acima mencionados podem ser utilizados para atender aos requisitos das diferentes situações encontradas durante as investigações.

Em todos os procedimentos de perfuração e amostragem das camadas de solo a passagem para a perfuração e amostragem do maciço rochoso pelo método rotativo deverá ser feita ao ser atingido o impenetrável ao ensaio SPT, conforme abaixo:

  • até 5 cm de penetração após 10 golpes consecutivos, excluídos os primeiros 5 golpes; ou
  • quando forem atingidos 50 golpes no mesmo ensaio.

Este procedimento destina-se a assegurar a recuperação da parte superior do maciço rochoso, geralmente mais alterada e fraturada, o que não pode ser feito com os ensaios SPT.



Precisando de sondagem? 

A Suporte pode te ajudar! Solicite um orçamento através do e-mail: orcamento@suportesolos.com.br


Bibliografia recomendada:

Manual de Sondagens/ Coordenador Ivan José Delatim; comissão coordenadora Elisângela Oliveira [et al.]. 5.Edição, São Paulo: ABGE - Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental, 2013.


Leia também:

Sondagem Rotativa (SR) - Como deve ser identificada?:acesse aqui

Sondagem Rotativa (SR) -  O que é?: acesse aqui

Sondagem a Percussão (SP) - Procedimentos - Execução com qualidade, eficiência e segurança: acesse aqui

Sondagem a Percussão (SP) - Equipamentos e Ferramentas - itens necessários.: acesse aqui

Sondagem a Percussão (SP) - Identificação dos furos - Como fazer de forma padronizada?. acesse aqui 

Sondagens a Percussão (SPT), preciso mesmo fazer?: acesse aqui

Solicite um Orçamento

  Atendimento Comercial:        (19) 9.9918-5086
        
  E-mail:     comercial@suportesolos.com.br