"O futuro não é o lugar para onde estamos indo, mas o lugar que hoje estamos construindo."

foto - Sondagem sobre flutuante
Sondagem sobre flutuante

As sondagens para reconhecimento geológico/geotécnico de subsolo de leitos de rios, barragens de rejeitos, lagos e outros lugares com lâminas d´águas rasas ou de grandes profundidades, são realizadas a partir de plataforma fixa ou flutuante.

Imagem 01: Sondagem Suporte Solos sobre flutuantes

A plataforma deve ser firmemente ancorada, totalmente assoalhada, com balaústres de proteção em todo o perímetro. A área do flutuante deverá abranger, no mínimo, a área delimitada pelos pontos de apoio do tripé, acrescida das áreas necessárias para instalação dos demais equipamentos. As dimensões dos flutuantes ou balsas em geral são definidas em função do porte dos equipamentos que serão utilizados, da lâmina d`água e da correnteza no local dos furos.

Imagem 02: Testemunho de rocha - Sondagem Suporte Solos sobre flutuantes

Com o equipamento e técnicas adequadas, é possível a realização de diversos ensaios, tais como sondagens SPT e rotativas, ensaios CPT, além das coletas de amostras de solos.

As sondagens sobre flutuante são de suma importância para obras de infraestrutura e são essenciais para a caracterização geológica e geotécnica local. Fornecem de dados essenciais para subsidiar a elaboração de projetos em áreas alagadas, garantindo informações como: a profundidade de lâmina d'agua; os horizontes (tipo e resistência) das camadas de solo ultrapassadas; e o horizonte (tipo, recuperação e RQD) de eventuais maciços rochosos.

Imagem 03: Sondagem realizada sobre Rio Tietê na região de Borborema/SP, para projeto de duplicação da SP-333 – Rodovia Doutor Mario Gentil, Ponte do Rio Tietê. Neste projeto além de ventos fortes e forte correnteza, foram realizadas perfurações sob até 25 metros de lâmina d’água. 


Leita também:

A Sondagem Rotatia (SR)

A Sondagem Mista (SM)


Precisando de Sondagens ou Ensaios Geotécnicos? 

 

SUPORTE pode te ajudar! 

Solicite um orçamento através do e-mail: orcamento@suportesolos.com.br

 

Mais SEGURANÇA para a sua obra! 

 

Contrate a SUPORTE e conheça o diferencial de nosso fluxo de trabalho que inclui a coleta de DADOS diretamente do campo com sondadores utilizando o aplicativo SOND na execução das Sondagens. A transformação digital do mercado, com entrega dos resultados em formato CSV e AGS, extensão de arquivo compatível com os softwares de modelagem BIM.


Solicite um Orçamento

  Atendimento Comercial:        (19) 9.9918-5086
        
  E-mail:     comercial@suportesolos.com.br