"O futuro não é o lugar para onde estamos indo, mas o lugar que hoje estamos construindo."

foto - Novo contrato da Malha Paulista trás R$ 6 bilhões para investimento em infraestrutura ferroviária.
Novo contrato da Malha Paulista trás R$ 6 bilhões para investimento em infraestrutura ferroviária.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o Ministério da Infraestrutura (Minfra) e a concessionária Rumo S.A. assinaram no final de maio de 2020, o termo aditivo ao contrato de concessão da Malha Paulista por mais 30 anos. 

A concessionária deverá investir R$ 6 bilhões em vagões, locomotivas, trilhos e obras, nos primeiros cinco anos de contrato. Com isso, a Malha Paulista terá capacidade para transportar mais de 100 milhões de toneladas úteis, valor este significativamente superior à capacidade atual de cerca de 40 milhões de toneladas úteis. 

Estão previstas obras para a redução de conflitos urbanos com a ferrovia em 40 municípios, diminuindo acidentes e preservando vidas. Passarelas, viadutos, vedação de faixas de domínio estão entre as intervenções previstas que vão tornar o trânsito ferroviário mais seguro no estado de São Paulo. O que trará uma grande demanda para o setor de estudos geotécnicos.  “Todas as obras serão entregues em até seis anos”, afirmou Alexandre Porto, diretor da ANTT. 

De acordo com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, o setor ferroviário pode receber, R$ 50 bilhões em investimentos privados nos próximos anos, o que trará mais competitividade à economia com a redução do Custo Brasil. 

A Malha Paulista tem 1.989 quilômetros de extensão entre Santa Fé do Sul/SP – na divisa com o Mato Grosso do Sul – e o Porto de Santos/SP. Por seus trilhos, são movimentadas cargas de milho, soja, açúcar, farelo de soja, álcool, derivados de petróleo e contêineres.

Para implantação de novos trechos ferroviários, são necessários uma série de estudos, dentre eles os serviços de investigação geológicas e geotécnicas conteplando Sondagens e Ensaios Geotécnicos.


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