"O futuro não é o lugar para onde estamos indo, mas o lugar que hoje estamos construindo."

foto - Entenda os ensaios especiais, criados para determinar parâmetros geotécnicos com mais precisão.
Entenda os ensaios especiais, criados para determinar parâmetros geotécnicos com mais precisão.

A precisão e sucesso dos cálculos realizados por engenheiros e projetistas necessita de que as investigações geotécnicas forneçam dados relevantes e precisos. Assim foram desenvolvidas técnicas e ensaios, também denominados “Ensaios Especiais de Solo”, para que seja possível determinar valores corretos e que trazem maior segurança, principalmente quando a intenção é determinar a resistência ao cisalhamento e compressibilidade do solo.

Os ensaios com intenção específica de determinar a resistência ao cisalhamento e compressibilidade de solo. São imprescindíveis para que não sejam feitas correlações entre ensaios simples, o que muitas vezes podem apresentar resultados que não representem as reais situações.


Ensaios Triaxial Dinâmico:

O ensaio tem como objetivo submeter o material a condições de cargas similares aquelas a que os pavimentos são submetidos, reproduzindo os estados de tensões atuantes causados pelo movimento do tráfego. 

O ensaio é realizado na prensa de Ensaio Triaxial Dinâmico e é capaz de realizar os ensaios de Módulo de Resiliência e Deformação Permanente, através de configurações realizadas em software dedicado do equipamento. Para isso, o equipamento combina aplicações de diferentes pares de tensões no corpo de prova, tensões desviadoras cíclicas (com frequência ajustável) combinada com pressões confinantes.


Conheça o Ensaio de Módulo de Resiliência, ensaio que tem como objetivo submeter o material a condições de cargas similares as que os pavimentos são submetidos, reproduzindo os estados de tensões

Conheça mais detalhes do Ensaio Triaxial Dinâmico – Deformação Permanente - Norma DNIT 179-2018


Ensaio Triaxial

O Ensaio de Compressão Triaxial é considerado um dos mais confiáveis métodos para determinação dos parâmetros da resistência ao cisalhamento.

Amplamente utilizado para ensaios convencionais e de pesquisas, neste ensaio o corpo de prova (de cerca de 36 mm de diâmetro) é envolvido por uma fina membrana de borracha e colocado em uma câmara cilíndrica, preenchida, normalmente por água ou glicerina. Esse corpo de prova é então submetido a uma pressão de confinamento por compressão do fluido na câmara. Deve-se aplicar uma tensão axial através de uma haste de carregamento vertical para provocar a ruptura por cisalhamento no corpo de prova.


Conheça 5 (cinco) tipos de ensaios executados com o Triaxial Estático


Ensaio Adensamento do Solo

E ensaio de adensamento foi desenvolvido para determinar os parâmetros de compressibilidade de solos pela aplicação de valores crescentes de tensão vertical, sob condição de deformação radial nula.

O ensaio é realizado a partir de moldagem de corpos de prova em anel de metal impedindo a movimentação lateral e assim o fluxo de água ocorre na direção vertical. O ensaio em sua maioria é realizado em equipamento convencional “Prensa tipo Bishop”, que possui poucas adaptações em relação ao originalmente proposto por Terzaghi, onde são aplicados incrementos de carga que seguem uma sequência e períodos específicos. Com dados obtidos plotam-se as curvas para cada incremento de carga em escala logarítmica segundo Casagrande ou escala raiz do tempo segundo Taylor.

Com os resultados obtidos no ensaio de adensamento os projetistas definem a expectativa de prever os recalques, em obras de solo mole na finalidade de definir os métodos para acelerar as deformações previstas.


Ensaio Adensamento do Solo - Ensaio em prensa tipo Bishop


Ensaio de Cisalhamento Direto

O Ensaio de Cisalhamento Direto é uma das formas mais antigas e fáceis para determinar a resistência ao cisalhamento do solo e tem fundamental importância pois garante, aos projetistas, a determinação dos parâmetros geotécnicos: Coesão e ângulo de atrito, dados indispensáveis para subsidiar estudos geotécnicos. Por exemplo, a coesão e o ângulo de atrito, são parâmetros ''de entrada'' para calcular o Fator de Segurança (FS) de Taludes (análise de estabilidade); e/ou elaborar Projetos de Contenções; e também para possibilitar a Análise de Estabilidade de Fundações.

O ensaio de Cisalhamento Direto utiliza um equipamento específico para este fim e que consiste em uma caixa metálica para colocar o corpo de prova e é aplicada uma força horizontal a fim de separar a caixa. 

O objetivo deste ensaio é determinar a resistência de cisalhamento. Baseia-se em submeter uma amostra a uma tensão normal fixa e logo após aplicar uma tensão cisalhante crescente, através de uma superfície pré-determinada, até que a ruptura por cisalhamento do solo aconteça. Com isso, se obtém uma correlação entre a tensão cisalhante na ruptura e a tensão normal, definindo-se diretamente a envoltória de Mohr-Coulomb.


Conheça o Ensaio de Cisalhamento Direto - Ensaios Geotécnicos


Na imagem, nosso laboratório de Ensaios Epeciais, 

A Suporte possui comprovada experiência em Investigações Geológicas e Geotécnicas para o segmento de Infraestrutura. Com cases de sucesso que subsidiaram projetos e obras de Rodovias, Ferrovias, Portos e Aeroportos. Experiência e Estrutura para atender o mercado.


Precisando de Sondagens ou Ensaios Geotécnicos? 

 

SUPORTE pode te ajudar! 

Solicite um orçamento através do e-mail: orcamento@suportesolos.com.br

 

Mais SEGURANÇA para a sua obra! 

 

Contrate a SUPORTE e conheça o diferencial de nosso fluxo de trabalho que inclui a coleta de DADOS diretamente do campo com sondadores utilizando o aplicativo SOND na execução das Sondagens. A transformação digital do mercado, com entrega dos resultados em formato CSV e AGS, extensão de arquivo compatível com os softwares de modelagem BIM.



Solicite um Orçamento

  Atendimento Comercial:        (19) 9.9918-5086
        
  E-mail:     comercial@suportesolos.com.br