"O futuro não é o lugar para onde estamos indo, mas o lugar que hoje estamos construindo."

foto - Ensaios de Limites - Limite de Liquidez (LL) e de Plasticidade (LP).
Ensaios de Limites - Limite de Liquidez (LL) e de Plasticidade (LP).

Conhecido também como Limites de Atterberg, estes ensaios permitem determinar os limites de consistência do solo. O termo consistência é usado para descrever um estado físico, isto é, o grau de ligação entre as partículas das substâncias. Quando aplicado aos solos finos ou coesivos, a consistência está ligada à quantidade de água existente no solo, ou seja, ao teor de umidade.

Como exemplo:

Uma argila amolece quando se adiciona água, e se a quantidade acrescentada for excessiva, forma-se uma lama que se comporta como um líquido viscoso com resistência ao cisalhamento praticamente nula. Nesse cenário diz-se que a argila está no estado líquido.

Se a água for gradualmente reduzida, num processo lento de secagem, a argila começa a oferecer alguma resistência a deformações, podendo ser facilmente moldada sem variação de volume, mantendo sua nova forma sem aparecer trincas. Este é o estado plástico.

Com uma posterior perda de água por evaporação, a argila sofre uma diminuição de volume e aumenta sua rigidez, até que se torna quebradiça; este é o estado semi-sólido.

Prosseguindo a secagem, a argila continua a se contrair e atinge um volume mínimo. Além deste ponto, a secagem não mais provocará uma diminuição de volume; o ar começa a entrar nos poros da argila, dando a ela uma tonalidade mais clara e o solo torna-se aos poucos mais duro; este é o estado sólido.


Limite de Liquidez (LL): É o valor de umidade no qual o solo passa do estado líquido para o estado plástico. Esse limite é determinado com auxílio do aparelho de Casagrande no qual se determina o teor de umidade que, com 25 golpes, une os bordos inferiores de uma canelura (um centímetro de comprimento) aberta, na massa de solo, por um cinzel de dimensões padronizadas.


Imagem 1. Aparelho de Casagrande durante o ensaio (GIF).


Limite de Plasticidade (LP): É o valor de umidade na qual o solo passa do estado plástico para o estado semi-sólido. É o limite no qual o solo começa a se quebrar em pequenas peças, quando enrolado em bastões de 3 mm de diâmetro. Ou seja, é o menor teor de umidade em que o solo se comporta plasticamente.


Imagem 2. Execução do ensaio de Limite de Plasticidade.


Limite de Contração (LC): é o valor de umidade no qual o solo passa do estado semi-sólido para o estado sólido. Ou seja, é o teor no qual qualquer perda de umidade não provocará uma diminuição de volume.


Os ensaios de consistência contratados com maior frequência são o LL e o LP, pois estes limites, quando interpretados junto com a análise granulométrica do material, permitem classificar a amostra de solo conforme metodologia HRB-AASHTO - Sistema de classificação bastante empregado no Brasil e também o sistema de classificação mais conhecido mundialmente.


Precisando de Ensaios Geotécnicos ? 

SUPORTE pode te ajudar! 

Solicite um orçamento através do e-mail: orcamento@suportesolos.com.br

Mais SEGURANÇA para a sua obra! 

Contrate a SUPORTE e conheça o diferencial de nosso fluxo de trabalho que inclui a coleta de DADOS diretamente do campo com sondadores utilizando o aplicativo SOND na execução das Sondagens. A transformação digital do mercado, com entrega dos resultados em formato CSV e AGS, extensão de arquivo compatível com os softwares de modelagem BIM.

Normas técnicas:

ABNT NBR 6459:2016 - Solo – Determinação do Limite de Liquidez

NORMA DNER 122/1994 – ME – Determinação do Limite de Liquidez

ABNT NBR 7180:2016 - Solo – Determinação do Limite de Plasticidade

NORMA DNER 082/1994 – ME – Determinação do Limite de Plasticidade

Solicite um Orçamento

  Atendimento Comercial:        (19) 9.9918-5086
        
  E-mail:     comercial@suportesolos.com.br