"O futuro não é o lugar para onde estamos indo, mas o lugar que hoje estamos construindo."

foto - Ensaio Triaxial Dinâmico (MR) – Módulo de Resiliência - Norma DNIT 134/2018-ME
Ensaio Triaxial Dinâmico (MR) – Módulo de Resiliência - Norma DNIT 134/2018-ME

O Ensaio de Módulo de Resiliência é realizado conforme os itens prescritos na norma DNIT 134/2018, e tem como objetivo submeter materiais a condições de cargas similares aquelas a que os pavimentos são submetidos, reproduzindo os estados de tensões

Resiliência significa energia armazenada em um corpo deformado elasticamente, que é desenvolvida quando cessam as tensões causadoras das deformações, ou seja, é a energia potencial de deformação. O Módulo de Resiliência por definição é a relação entre a tensão vertical desviadora e deformação resiliente correspondente, e é obtido para pares de tensões definidos, confinante e desviadora.

Imagem 01: Equipamento para realização de Ensaio Triaxial Dinâmico - Suporte Solos

Em laboratório, utiliza-se equipamentos de carga repetida, o Ensaio Triaxial Dinâmico do tipo Módulo de Resiliência. Realizado a partir da moldagem de corpos de prova cilíndrico em amostras indeformadas ou deformadas, tem como objetivo submeter o material a condições de cargas similares aquelas a que os pavimentos são submetidos, reproduzindo os estados de tensões atuantes causados pelo movimento do tráfego.

Imagem 02: Montagem do corpo de prova para realização de Ensaio Triaxial Dinâmico

O ensaio é executado em duas etapas, sendo a primeira etapa o condicionamento do material ensaiado, com a finalidade de minimizar os efeitos de deformação plástica, e a segunda, a realização do ensaio, aplicando-se os pares de tensão confinante e desviadora predefinidos e medindo-se a deformação especifica resiliente correspondente.

Após moldagem o corpo de prova este é disposto em uma pedra porosa, onde é desmoldado as três partes do cilindro de moldagem e depois envolto com uma membrana de borracha e sobre ele colocado cabeçote, onde será o elo de contato entre o sistema pneumático e o corpo de prova. 

Imagem 03: Célula montada em equipamento de Ensaio Triaxial Dinâmico

Na etapa seguinte é instalado o sistema de LVDT na face do corpo de prova, e em posição do terço médio do corpo de prova, a fim de obtermos a distância H0, que se torna a base de medida referência para as deformações durante ensaio. Os LVDTs têm a função de registrar os deslocamentos verticais durante o ensaio.

Imagem 04: Realização do Ensaio Triaxial Dinâmico

A Prensa Triaxial Dinâmica, através de configurações realizadas em software dedicado do equipamento. Para isso, o equipamento combina aplicações de diferentes pares de tensões no corpo de prova, tensões desviadoras cíclicas (com frequência ajustável) combinada com pressões confinantes. A Prensa Triaxial Dinâmica possui acionamento pneumático, e é controlada digitalmente por microprocessador eletrônico com sistema de aquisição eletrônica de dados através do software para a realização de ajustes, configurações e aquisição de dados.

Imagem 05: Software com dados obtidos durante a realização de Ensaio Triaxial Dinâmico

O ensaio divide-se em duas fases, sendo a primeira fase a de condicionamento, fase esta que tem a função de mitigar/eliminar os efeitos da deformação plástica e passado a fase do acondicionamento é realizada a segunda fase com a aplicação de 18 pares de tensões, todas com registro das deformações. Assim com os dados da segunda fase é obtido o valor de MR para cada par de tensão.

Com os valores para cada par de tensão pode-se obter modelos ajustados por regressão aos pontos experimentais, e assim é possível determinar o comportamento elástico do material, linear ou não linear.

No vídeo abaixo, veja a realização de Ensaio Triaxial Dinâmico

Leia mais:

Precisando de Sondagens ou Ensaios Geotécnicos? 

 

SUPORTE pode te ajudar! 

Solicite um orçamento através do e-mail: orcamento@suportesolos.com.br

 

Mais SEGURANÇA para a sua obra! 

 

Contrate a SUPORTE e conheça o diferencial de nosso fluxo de trabalho que inclui a coleta de DADOS diretamente do campo com sondadores utilizando o aplicativo SOND na execução das Sondagens. A transformação digital do mercado, com entrega dos resultados em formato CSV e AGS, extensão de arquivo compatível com os softwares de modelagem BIM.

Solicite um Orçamento

  Atendimento Comercial:        (19) 9.9918-5086
        
  E-mail:     comercial@suportesolos.com.br