"O futuro não é o lugar para onde estamos indo, mas o lugar que hoje estamos construindo."

foto - Ensaio de Determinação dos módulos estáticos de elasticidade e de deformação a compressão – Adaptado para solo – Conheça mais detalhes sobre este ensaio – Norma ABNT NBR 8522/2017
Ensaio de Determinação dos módulos estáticos de elasticidade e de deformação a compressão – Adaptado para solo – Conheça mais detalhes sobre este ensaio – Norma ABNT NBR 8522/2017

A metodologia do ensaio de determinação dos módulos estáticos de elasticidade e de deformação a compressão foi extraída da norma ABNT NBR 8522/2017 que se refere ao ensaio realizado em corpos de prova de concreto e adaptado para o ensaio realizado em solos com a finalidade da obtenção do comportamento mecânico de amostras de solo com adição de cimento.

O Ensaio de Determinação dos módulos estáticos de elasticidade e de deformação a compressão (Adaptado para solo) é realizado a partir da compactação de misturas solo cimento em moldes cilíndricos tripartidos de 100 (mm) de diâmetro x 200 (mm) de altura, dos quais serão extraídos os corpos de prova para a realização do ensaio de compressão simples e para o ensaio em questão respectivamente.

Imagem 01: Preparação do corpo de prova para execução do ensaio - Equipe de laboratório Suporte Solos


 O ensaio é executado em três etapas, sendo a primeira etapa referente a moldagem dos corpos de prova em moldes cilíndricos realizada de acordo com a norma ABNT NBR 12024/2012, nesta etapa serão moldados 5 corpos de prova para as etapas seguintes, sendo estes extraídos e posteriormente armazenados e condicionados em câmara úmida “cura” até a idade determinada para a realização do ensaio, com o propósito de garantir a eficácia das reações inerentes da hidratação do aglomerante.

A segunda etapa relaciona-se a execução do ensaio de compressão simples de acordo com a norma ABNT NBR 12025/2012, onde iremos obter o valor da tensão de ruptura fc (MPa), que será utilizada como tensão de referência para definição da carga a ser aplicada durante ensaio. Para o ensaio de módulo do tipo Tangente toma-se como tensão de ensaio o valor correspondente a 30% da tensão de ruptura de referência denominada de σb.

Imagem 02: Execução do Ensaio - Equipe de laboratório Suporte Solos



Por fim, teremos o ensaio do módulo estático de elasticidade, que pode ser realizado em duas condições: metodologia A (Tensão σa fixa) e metodologia B (deformação εa fixa). Para o método A teremos dispostos dois LVDT’s fixados diametralmente opostos no sentido longitudinal do corpo de prova terão como função medir as deformações ao longo dos ciclos de carga e descargas relativos ao limite superior correspondente a 30% da tensão de ruptura fc(σb), e limite inferior a σa 0,5 MPa (tensão fixa). Para o método B teremos a mesma aparelhagem de medição, porém durante o ensaio obtém-se por aplicação de carga uma deformação específica (fixa). 


A seguir descrição das etapas de execução do ensaio de módulo Tangente pelo método A (Tensão fixa):


Etapa 1

Carregar o corpo de prova até a força correspondente à tensão do limite superior σb e manter a tensão aplicada por 60 s.

Em seguida descarregar até tensão próxima a zero e subir até o patamar de tensão correspondente a 0,5 MPa (σa) e manter esta por 60s.

Nota: Os carregamentos e descarregamentos devem obedecer à velocidade (0,45 ± 0,15) MPa/s


Etapa 2 e 3

Deve ser realizada de acordo com a etapa 1


Etapa 4 

Carregar o corpo de prova até a força correspondente à tensão de 0,5 MPa e manter o carregamento por 60s a 90s, registrando as deformações lidas εa, tomadas até 30s.

Em seguida carregar até a força correspondente à tensão do limite superior σb e manter esta por 60s a 90s. Registrando as deformações lidas εb, tomadas até 30s.

Após o registro dessas leituras, é liberada a instrumentação e o corpo de prova é carregado na mesma taxa de velocidade utilizada durante as etapas anteriores, até que se observe a ruptura, obtendo-se assim a tensão de resistência efetiva (fcef).

Nota: Se a Compressão após ensaios de módulo fcef diferir ± 20%, o resultado não é confiável e, portanto, necessário refazer o ensaio com amostras representativas do material ensaiado.

Imagem 02: Corpo de prova durante a execução do ensaio - Equipe de laboratório Suporte Solos


Em suma, o ensaio divide-se em três fases. 

  • Moldagem (Dosagem);
  • Compressão Axial (fc);
  • Ensaio de Módulo (Método A ou B);

Com os parâmetros obtidos durante ensaio calculamos o módulo de elasticidade (εci) expresso em GPa, tensão de ruptura efetiva (fcef) em MPa e a relação fcef/fc.

O ensaio de módulo estático adaptado torna-se mais uma ferramenta para avaliação do comportamento de amostras de solo-cimento para utilização em obras de pavimentação dentre outras, tendo em vista que o método estático apresenta menor dispersão, pois trabalha em uma condição que permite maiores deformações durante o ensaio. 


Texto por: Bianca Cristina Bueno - Equipe de laboratório Suporte Solos


Precisando de Sondagens ou Ensaios Geotécnicos? 

A SUPORTE pode te ajudar! 
Solicite um orçamento através do e-mail: orcamento@suportesolos.com.br

Mais SEGURANÇA para a sua obra!  

Contrate a SUPORTE e conheça o diferencial de nosso fluxo de trabalho que inclui a coleta de DADOS diretamente do campo com sondadores utilizando o aplicativo SOND na execução das Sondagens. A transformação digital do mercado, com entrega dos resultados em formato CSV e AGS, extensão de arquivo compatível com os softwares de modelagem BIM.

Solicite um Orçamento

  Atendimento Comercial:        (19) 9.9918-5086
        
  E-mail:     comercial@suportesolos.com.br