"O futuro não é o lugar para onde estamos indo, mas o lugar que hoje estamos construindo."

foto - Conheça mais detalhes do “Piezocone Penetration Test” – CPTu
Conheça mais detalhes do “Piezocone Penetration Test” – CPTu

O Penetrômetro Piezocone Elétrico (CPTu) estabelece o padrão para a caracterização geotécnica e geoambiental do solo. A ferramenta CPTu mais básica mede a resistência da ponta, a pressão dinâmica dos poros e o atrito da luva continuamente durante a penetração. 

O registro contínuo (em incrementos de profundidade de 1 a 5 cm) dos parâmetros do solo é possível graças ao uso de um cone elétrico, o chamado Piezocone equipado com vários sensores e instrumentação computadorizada, registrando constantemente a resistência de sondagem, profundidade, pressão da água nos poros do solo, desvio do poste da vertical e outros. Um cone com um ângulo de abertura de 60 graus é pressionado contra o solo a uma velocidade de 2 cm/s. A sondagem CPTU é um dos métodos mais modernos de investigação do solo na Polônia e no mundo.

Foto: Ensaio CPTU - Perimetral de Itatiba (Ensaios Especiais) - Itatiba/SP – Suporte Solos

Qual é a diferença entre a sondagem CPTU e CPT?
As diferenças fundamentais entre os dois testes resultam principalmente do tipo de cone de medição usado no teste. O tipo de cone determina a precisão da medição, que é muito maior na sondagem com CPTU, e a possibilidade de registrar a pressão da água nos poros, o que permite determinar um maior número de parâmetros caracterizando o subsolo em um determinado local. A sondagem estática CPTU (Cone Penetration Test with Pore Pressure Measurment) consiste em testar com a utilização de um cone elétrico com possibilidade de medir a pressão da água nos poros do solo. Em contraste, a sondagem CPT geralmente usa um cone mecânico Begemann. A abreviatura CPTU vem do nome em inglês de sondagem e da adição da letra u, que é o símbolo da pressão dos poros. O nome CPTu também aparece com frequência na literatura.


Foto: Ensaio CPTU - Perimetral de Itatiba (Ensaios Especiais) - Itatiba/SP – Suporte Solos

Como funciona a sonda CPTU?
A metodologia de teste CPTU é muito semelhante à sondagem CPT tradicional. Depois que o dispositivo é configurado no ponto de teste, a sonda é ancorada. A fixação adequada do dispositivo ao solo permite que o teste seja realizado na profundidade necessária. A fixação é feita com buchas, aparafusadas mecanicamente no solo. Certifique-se de que as buchas sejam rosqueadas no solo sem perturbar demais sua estrutura. Um cone de medição montado em uma haste e conectado a um computador por um cabo é pressionado no solo com uma força de até 180 kN. Todo o processo de sondagem é observado na tela do computador.

Aplicações: 
    - Design de fundação profunda e rasa;
    - Avaliação de liquefação (estática e cíclica);
    - Estabilidade da inclinação;
    - Avaliação dos parâmetros geotécnicos do solo;
    - Rejeitos de mina;
    - Caracterização geoambiental (locais contaminados);
    - Caracterização do site marinho;
Leia mais:

Precisando de Sondagens ou Ensaios Geotécnicos? 

 

SUPORTE pode te ajudar! 

Solicite um orçamento através do e-mail: orcamento@suportesolos.com.br

 

Mais SEGURANÇA para a sua obra! 

 

Contrate a SUPORTE e conheça o diferencial de nosso fluxo de trabalho que inclui a coleta de DADOS diretamente do campo com sondadores utilizando o aplicativo SOND na execução das Sondagens. A transformação digital do mercado, com entrega dos resultados em formato CSV e AGS, extensão de arquivo compatível com os softwares de modelagem BIM.

Solicite um Orçamento

  Atendimento Comercial:        (19) 9.9918-5086
        
  E-mail:     comercial@suportesolos.com.br