"O futuro não é o lugar para onde estamos indo, mas o lugar que hoje estamos construindo."

foto - Conheça alguns dos principais Ensaios de Caracterização - Investigação Geológica-Geotécnica de Laboratório.
Conheça alguns dos principais Ensaios de Caracterização - Investigação Geológica-Geotécnica de Laboratório.

Os ensaios de caracterização são recorrentes e fundamentais nas campanhas de ensaios de laboratório. Os ensaios usualmente empregados para caracterizar as amostras de solo para subsidiar os projetos, são:

  • Determinação do teor de umidade;
  • Densidade natural;
  • Massa específica real dos grãos;
  • Granulometria completa (peneiramento e sedimentação); e os
  • Limites de Atterberg

Os resultados dos ensaios de caracterização são fundamentais para a identificação do tipo e, se necessário, posterior execução de ensaios mecânicos, hidráulicos e/ou de deformabilidade que se fizerem necessários. 


A seguir alguns dos principais ensaios de caracterização de amostras de solo:


Limite de Plasticidade (LP)

Umidade na qual o solo passa do estado plástico para o estado semi-sólido. Ou seja, é o menor teor de umidade em que o solo se comporta plasticamente.


Limite de Liquidez (LL)

Umidade na qual o solo passa do estado líquido para o estado plástico. É o teor de umidade que, com 25 golpes, une os bordos inferiores de uma canelura aberta.


Granulometria por Peneiramento (PEN)

A distribuição granulométrica dos materiais granulares, areias e pedregulhos, é obtida por meio do processo de peneiramento de uma amostra.


Massa Específica dos Grãos (MESP)

Relação entre a sua massa total e o seu volume total, incluindo-se aí o peso da água existente em seus vazios e o volume de vazios do solo.


Granulometria por Sedimentação (SED)

A distribuição granulométrica dos materiais finos, silte e argilas, é obtida por meio do processo de Sedimentação de uma amostra.


Classificação MCT - Pastilha (MCT.P)

Procedimento Expedito para identificação dos Solos Tropicais, caracterização da amostra de solo quanto ao comportamento laterítico (ou não).


Com extenso portfólio de ensaios geotécnicos, a Suporte Soles possui uma grande estrutura de laboratórios que somado ao time de técnicos qualificados garantem uma alta capacidade de execução e de entrega de ensaios geotécnicos, além de atender toda a qualidade requerida pelo mercado de infraestrutura. Laboratorista com experiência comprovada na execução de ensaios. Investimentos constantes em equipamentos e novas tecnologias para garantir qualidade e confiabilidade.


Grandes projetos e obras tais como rodovias, ferrovias, aeroportos, portos, mineração entre outras, necessitam de grande volume de ensaios laboratoriais e Suporte Solos possui comprovada experiência em Investigações Geológicas e Geotécnicas para o segmento de Infraestrutura.


 

Precisando de Sondagens ou Ensaios Geotécnicos? 

 

SUPORTE pode te ajudar! 

Solicite um orçamento através do e-mail: orcamento@suportesolos.com.br

 

Mais SEGURANÇA para a sua obra! 

 

Contrate a SUPORTE e conheça o diferencial de nosso fluxo de trabalho que inclui a coleta de DADOS diretamente do campo com sondadores utilizando o aplicativo SOND na execução das Sondagens. A transformação digital do mercado, com entrega dos resultados em formato CSV e AGS, extensão de arquivo compatível com os softwares de modelagemBIM.

Solicite um Orçamento

  Atendimento Comercial:        (19) 9.9918-5086
        
  E-mail:     comercial@suportesolos.com.br