"O futuro não é o lugar para onde estamos indo, mas o lugar que hoje estamos construindo."

foto - Como a tecnologia pode auxiliar nos processos de sondagem de solos?
Como a tecnologia pode auxiliar nos processos de sondagem de solos?

A sondagem de solos é um processo crucial, delineando os fundamentos sobre os quais construímos nossas estruturas e infraestruturas. No entanto, no Brasil, embora sejamos líderes em muitos aspectos, estamos ainda dando os primeiros passos em direção à modernização de nossas práticas de sondagem em comparação com outros mercados globais.


Os métodos tradicionais de sondagem, como a Sondagem a Percussão (SP), dominam o cenário nacional. No entanto, enquanto nos agarramos a métodos manuais, na Europa e nos Estados Unidos, a adoção de tecnologias avançadas, como o método do Piezocone Penetration Test (CPTu), está transformando a indústria, permitindo uma análise contínua e precisa da estratigrafia do solo de maneira mecanizada.


Os avanços permitidos pela tecnologia nos processos de sondagem são indiscutíveis. No Brasil, onde falhas executivas e fraudes em sondagens são desafios recorrentes, a tecnologia emerge como uma aliada essencial na prevenção de tais problemas. A capacidade de monitorar em tempo real as atividades de campo e detectar qualquer desvio em relação ao esperado é crucial para evitar transtornos durante a execução das obras.


A tecnologia não apenas facilita a captura de dados durante as sondagens, mas também possibilita a organização e análise desses dados de maneira eficiente. Através de bancos de dados estruturados e algoritmos inteligentes, podemos desenvolver dashboards de controle operacional e gatilhos de alerta para monitorar o comportamento dos profissionais durante as atividades de campo, garantindo maior precisão e transparência em todo o processo.


Explorando vantagens específicas: SOND


Uma das plataformas exemplares neste campo é a SOND, concebida pala Suporte Sondagens e Ensaios com o propósito de oferecer transparência e rastreabilidade em cada etapa das sondagens. Através do uso de aplicativos móveis durante a execução das atividades, a SOND minimiza os riscos de fraude e assegura um impacto positivo em todos os aspectos do processo de sondagem. 


Os maiores beneficiados com a modernização dos processos de sondagem são os contratantes, sejam da iniciativa privada ou do setor público. Ao utilizar tecnologias avançadas, eles podem minimizar riscos, garantir fácil acesso aos dados geológicos e geotécnicos e, consequentemente, tomar decisões mais informadas em suas obras e projetos de infraestrutura.

Solicite um Orçamento

  Atendimento Comercial:        (19) 9.9918-5086
        
  E-mail:     comercial@suportesolos.com.br