"O futuro não é o lugar para onde estamos indo, mas o lugar que hoje estamos construindo."

foto - A Geologia de Engenharia Ambiental (GEA)  e as Sondagens e Investigações geológicas e geotécnicas.
A Geologia de Engenharia Ambiental (GEA) e as Sondagens e Investigações geológicas e geotécnicas.

O conceito de GEA está embutido em sua própria denominação: A Geologia, como base científica e a Engenharia, como aplicação. Em outras palavras, a GEA une o campo do conhecimento da terra, o meio ambiente e de sua história ao campo de desenvolvimento das técnicas de transformação pelo homemvisando um bom relacionamento entre o meio físico geológico e os empreendimentos. 

A GEA nasceu e desenvolveu-se - com maior ênfase - com as atividades da Engenharia, contribuindo para a elaboração de projetos, acompanhamento da construção e monitoramento de operação de grandes empreendimentos como barragens de hidroelétricas, rodovias e ferrovias de grande porte. Os seus estudos sempre estiveram comprometidos com a busca de soluções, mesmo quando aplicada aos problemas ambientais como por exemplo a erosão. A Geologia da Engenharia não se limita à descrição do processo erosivo, mas o estuda com a finalidade de intervir para a sua correção ou prevenção. Dessa forma, a GEA é uma ciência que busca resolver problemas práticos de Engenharia e de uso de solo. Conhecer o solo e o subsolo de um determinado terreno - que servirá de suporte para uma obra de Engenharia - é fundamental para que engenheiros e projetistas possam desenvolver soluções tecnicamente seguras e economicamente viáveis.

No Brasil, os métodos de investigação de Geologia de Engenharia Ambiental vêm se desenvolvendo desde a época do grande surto das obras de infraestrutura, que ocorreram de forma muito acentuada nas décadas de 1960 e 1970. A Associação Brasileira de Geologia de Engenharia Ambiental (ABGE) desde 2013, adota em seu Estatuto, a seguinte definição para GEA: "É a ciência dedicada à investigação, estudo e solução de problemas de Engenharia e do Meio Ambiente decorrentes da interação entre a geologia e outras ciências correlatas e os trabalhos e atividades humanas".

Geologia de Engenharia Ambiental abrange:

  • definição da geomorfologia, estrutura, estratigrafia, litologia e da água subterrânea das formações geológicas de um modo geral e dos seus condicionantes perante os projetos e as obras; 
  • caracterização das propriedades mineralógicas, físicas, geomecânicas, químicas e hidráulicas de todos os materiais envolvidos em construção, recuperação de recursos e alterações ambientais;
  • avaliação do comportamento mecânico e hidrogeológico dos solos e maciços rochosos;
  • previsão de alterações, ao longo do tempo, das propriedades aqui citadas;
  • determinação e/ou avaliação dos parâmetros a serem considerados na análise de estabilidade de obras de engenharia e de maciços naturais;
  • melhoria e manutenção das condições e propriedades ambientais do terrenos.

Dentre as áreas de atuação da GEA está a área técnica específica de: Sondagens e investigações geológicas e geotécnicas. 

As sondagens evidenciam  os dados básicos que irão alimentar: 

  • definição de fundações e de escavações subterrâneas a céu aberto;
  • ângulo de corte dos taludes;
  • custos das obras em diferentes etapas do projeto;
  • cálculo de estabilidade;
  • dimensionamentos de recuperação e remediação de terrenos contaminados etc.


As sondagens são imprescindíveis para um bom projeto de Engenharia e correta estimativa de seus custos.


Foto: Equipe de campo Suporte Solos.


O engenheiro austríaco Karl Von Terzaghi (1883-1963) desde o começo de sua carreira dedicou seus esforços visando buscar um método racional que resolvesse os problemas relacionados com a Engenharia de solos e Fundações. Em um discurso realizado em Cambridge em 1936 já dizia que: "Um trabalho bem sucedido em Mecânica dos Solos e Engenharia de Fundações exige não só uma fundamentação minuciosa da teoria, combinada a uma vigilância para com possíveis fontes de erro, mas também um acúmulo de observações e de medições no campo" (...) "Nossas teorias serão substituídas, por teorias melhores, mas os resultados das observações conscienciosas, no campo, permanecerão como uma tarefa de inestimável valor para nossa profissão". 


Leita também:

A Sondagem a Trado (ST)

A Sondagem Rotatia (SR)

Sondagem Mista (SM)
Resultados das Investigações Geológico-Geotécnicas e Geoambientais.


Precisando de Sondagens ou Ensaios Geotécnicos? 

 

SUPORTE pode te ajudar! 

Solicite um orçamento através do e-mail: orcamento@suportesolos.com.br

 

Mais SEGURANÇA para a sua obra! 

 

Contrate a SUPORTE e conheça o diferencial de nosso fluxo de trabalho que inclui a coleta de DADOS diretamente do campo com sondadores utilizando o aplicativo SOND na execução das Sondagens. A transformação digital do mercado, com entrega dos resultados em formato CSV e AGS, extensão de arquivo compatível com os softwares de modelagem BIM.



Bibliografia consultada:

Geologia de Engenharia e Ambiental, volume 2: Métodos e Técnicas / editores Antonio Manoel dos Santos Oliveira, João Jerônimo Monticelli. São Paulo: ABGE  Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental, 2018.

Manual de Sondagens/ Coordenador Ivan José Delatim; comissão coordenadora Elisângela Oliveira [et al.]. 5.Edição, São Paulo: ABGE - Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental, 2013.

Solicite um Orçamento

  Atendimento Comercial:        (19) 9.9918-5086
        
  E-mail:     comercial@suportesolos.com.br