Atingido o impenetrável ao Ensaio de Penetração Padronizado - SPT (artigo publicado recentemente Sondagem a Percussão (SP) - Ensaio de Penetração Padronizado - SPT) e havendo interesse no prosseguimento da sondagem pelo método a percussão, deve-se iniciar o processo de lavagem com ensaios de lavagem por tempo, conforme descrição no item (A) a seguir e atendendo à limitação de avanço indicada no item (B):
A. O ensaio de lavagem por tempo é utilizado numa sondagem a percussão com o objetivo de se avaliar a penetrabilidade do solo ao avanço do trépano de lavagem. Consiste na aplicação do seguinte processo:
Qual é o equipamento utilizado? As características das hastes de perfuração, cravação do amostrador padrão e de lavagem por tempo devem ser idênticas para todos os equipamentos, durante todo o serviço de sondagem numa mesma obra. O trépano, ou peça de lavagem, deve ser uma peça de aço, com diâmetro nominal de 25 mm, terminada em bisel, dotada de duas saídas laterais para a água e comprimento mínimo de 20 cm. Para os ensaios penetrométricos, as hastes deverão ser do tipo Schedule 80, retilíneas, com 25,4 mm (1") de diâmetro interno e dotadas de roscas em bom estado, que permitam firme conexão com as luvas, e massa de aproximadamente 3 Kg/m. Quando acopladas, as hastes deverão formar um conjunto retilíneo.
B. Quando no mesmo ensaio de lavagem por tempo forem obtidos avanços inferiores a 5 cm por período, em três períodos consecutivos de 10 min, o material será considerado impenetrável à lavagem.
O impenetrável à lavagem por tempo, como critério para o término da sondagem a percussão, não implica na eliminação dos ensaios de penetração SPT, devendo ser observadas as seguintes condições:
No caso de o material voltar a ser penetrável, deverão ser executados ensaios SPT nas cotas já definidas.
Não é permitida a adoção de critério de impenetrável à lavagem por tempo para o término da sondagem a percussão, quando estiver prevista a sua continuação pelo processo rotativo. Nesse caso, a mudança do método deve ser feita quando atingido o impenetrável aos ensaios SPT, conforme condição acima esclarecida.
Precisando de sondagem?
A Suporte pode te ajudar! Solicite um orçamento através do e-mail: orcamento@suportesolos.com.br
Bibliografia recomendada:
ABNT NBR 6484/01 - Solo - Sondagens de simples reconhecimentos com SPT - Método de ensaio: acesse aqui
Referência Bibliográfica:
Manual de Sondagens/ Coordenador Ivan José Delatim; comissão coordenadora Elisângela Oliveira [et al.]. 5.Edição, São Paulo: ABGE - Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental, 2013.
Leia também:
Sondagem a Percussão (SP) - Ensaio de Penetração Padronizado - SPT: acesse aqui
Sondagem a Percussão (SP) - Procedimentos - Execução com qualidade, eficiência e segurança: acesse aqui
Sondagem a Percussão (SP) - Equipamentos e Ferramentas - itens necessários: acesse aqui
Sondagem a Percussão (SP) - Identificação dos furos - Como fazer de forma padronizada? acesse aqui
Sondagem a Percussão (SP) - Ensaio SPT - A técnica mais popular de investigação geotécnica: acesse aqui.
Sondagem a Percussão (SP) - O que é? Qual é Norma (ABNT) de Referência? acesse aqui.