A sondagem rotativa (SR) é um método de investigação geológica-geotécnica que utiliza um conjunto motomecanizado (sonda, hastes, barriletes e coroas) destinado à perfuração e amostragem de rocha. O objetivo da SR é obter amostras contínuas de rocha, em formato cilíndrico, comumente chamadas de testemunhos de sondagens. Neste tipo de sondagem não há interesse em amostrar a porção de solo. Portanto, diferentemente da Sondagem Mista (SM), a Especificação dos serviços dispensa a Executora de dispor de equipamentos para a sondagem à percussão (SP).
Esse método é utilizado em investigações geológico-geotécnicas de maciço rochoso, onde não há interesse na amostragem da porção de solo que o recobre, sendo possível obter apenas a espessura de solo. Os testemunhos de rocha obtidos na SR devem ser contínuos e a amostragem (testemunhos) deve permitir a sua correta descrição, classificação e interpretação de suas características geológico-geotécnicas.
A SR, quando bem executada e bem interpretada, permite obter a classificação geológico-geotécnica do maciço rochoso investigado, o que é feito através da descrição das amostras (rocha intacta e descontinuidades) e da correlação entre sondagens. Os testemunhos em rocha também servem para coletar amostras para análise petrográfica e para ensaios geotécnicos, que permitam a caraterização mineralógica, da alterabilidade e de resistência mecânica da rocha intacta e das descontinuidades.
O furo aberto pela SR permite avaliar a condutividade hidráulica, através da execução de ensaios de perda d’água sob pressão. A SR permite, ainda, o imageamento das paredes do furo, realização de ensaios geofísicos (crosshole, por exemplo), execução de ensaio de hidrofraturamento (visando investigar as tensões residuais e a deformabilidade do maciço rochoso) e a instalação de instrumentação geotécnica e geoambiental (piezômetros, inclinômetros, marcos topográficos etc.). A SR é utilizada em diversos tipos de projetos geotécnicos de obras de infraestrutura, como fundações de obras de arte (pontes e viadutos), taludes, cortes e escavações, túneis, canais, barragens etc.
Antes da realização da SR deve-se proceder a correta checagem da locação do furo, com base nas coordenadas e plantas planialtimétricas disponibilizadas pelo Cliente. Os procedimentos para realização da sondagem rotativa (SR) destinam-se à perfuração e à amostragem de maciços rochosos, porém, em geral, é necessário atravessar a porção de solo, e continuar a perfuração e amostragem em rocha.
A SR, no trecho em solo, pode ser iniciada com barrilete simples e coroa de vídea (com ou sem amostragem) e ao atingir a rocha passa-se ao uso de barrilete duplo ou duplo livres, coroa diamantada, utilizando-se equipamentos compatíveis com a amostragem adequada do maciço e com as Especificações do trabalho. Essa transição para o melhor método de amostragem se dá pela dificuldade de avanço do equipamento de perfuração (revestimento, principalmente), utilizado no trecho em solo e nas partes superiores muito a extremamente alteradas do maciço rochoso.
Cabe ao executor da SR elaborar os perfis (logs) das sondagens e, caso Especificado, a correlação entre sondagens (modelagem geológico-geotécnica do maciço investigado) e coleta de amostras de rocha para ensaios em laboratório.
A Suporte Sondagem tem vasta experiência na execução da SR. Todo o programa de investigação por SR, envolvendo a execução e obtenção de informações de campo, a elaboração dos perfis de sondagem e a realização de ensaios de laboratório (conforme disposto em Contrato), são realizadas por equipes qualificadas, que seguem rigorosamente as especificações do cliente e as normas técnicas vigentes.
A Suporte possui pleno domínio das rotinas digitais, realiza controle on line das equipes executoras de campo e se utiliza de profissionais capacitados e especializados em investigações e ensaios de laboratório. Isso assegura segurança e confiabilidade no trabalho de obtenção dos dados e excelência técnica na disponibilização dos resultados ao Cliente.
5.1 Normas técnicas principais
NORMA ABGE 104/2023 - Sondagem rotativa e sondagem mista. Vários colaboradores. 1ª Edição. São Paulo: ABGE, 2023.
NORMA ABGE 109/2024: Descrição e classificação de sondagens. Vários colaboradores. 1ª Edição. São Paulo: ABGE, 2024.
ABNT NBR 6502/2022: Rochas e solos – Terminologia.
ABNT NBR 15492/2007: Sondagem de reconhecimento para fins de qualidade ambiental – Procedimento.
DER SP. 2006a. Instrução. Estudos geológicos. IP-DE-G00/001. São Paulo:DER SP. Disponível em www.der.sp.gov.br acesso em 28.04.2023.
5.2 Normas correlatas
ABNT NBR 6502/2022: Rochas e solos – Terminologia.
ABNT NBR 15492/2007: Sondagem de reconhecimento para fins de qualidade ambiental - Procedimento.
ABNT NBR 13441/1995: Rochas e solos – Simbologia.
NORMA ABGE 100/2023. Investigações geológico-geotécnicas para obras de infraestrutura – Métodos e Técnicas. Vários colaboradores. 1ª Edição. São Paulo: ABGE, 2023.