Sondagem a Percussão (SP) é um método de investigação geológica-geotécnica cujo avanço da perfuração é feito por meio de trado ou de lavagem com uso de trépano.
A cada metro perfurado é realizado, no fundo do furo, um ensaio de penetração, com uso de equipamentos e procedimentos devidamente padronizados, denominado ensaio SPT (Standard Penetration Test).
Os principais equipamento utilizados na Sondagem a Percussão (SP) são: tripé, trado, hastes, (bomba d’água, para o caso de avanço com lavagem com trépano), martelo de peso padrão e amostrador SPT. A SP Manual é um método amplamente utilizado no meio técnico devido ao seu custo relativamente baixo e à facilidade de execução em campo. Há, também, a possibilidade de execução de SP Mecanizado, já devidamente normatizado no Brasil.
A Sondagem a Percussão (SP) visa, principalmente, identificar o perfil de solo (até o impenetrável ao avanço com trado ou com trépano), coletar amostras para caracterização tátil-visual e medir a resistência mecânica do solo, o que é feito através do ensaio SPT. A denominação SP está intimamente associada, praticamente sinônimo, da realização do ensaio SPT, que mede o índice de penetração do solo (NSPT). No ensaio SPT, quando especificado, também pode ser realizado a medida de resistência ao torque e avaliação da energia aplicada.
A SP também permite investigar a profundidade e variação do nível d’água e, caso desejável, avaliar a permeabilidade K, em cm/s, através de ensaio de infiltração ou outros métodos. E, ainda, aproveitar o furo para instalação de instrumentação geotécnica e geoambiental (piezômetros, inclinômetros, marcos topográficos etc.)
A classificação das amostras obtidas na Sondagem a Percussão (granulometria, principalmente) conjuntamente com o resultado do ensaio SPT (NSPT) permitem estimar a capacidade de carga dos terrenos, com ampla aplicação em projetos geotécnicos, como fundações de obras de arte, de edifícios e de aterros, inclusive barragens de terra.
A Suporte Sondagem tem vasta experiência na execução da SP Manual. Todo o programa de investigação por Sondagem a Percussão (SP), envolvendo a execução e obtenção de informações de campo, a elaboração dos perfis de sondagem e a realização de ensaios de laboratório são realizadas por equipes qualificadas, que seguem rigorosamente as Especificações do Cliente e as normas técnicas vigentes.
A Suporte possui pleno domínio das rotinas digitais, realiza controle on line das equipes executoras de campo e se utiliza de profissionais capacitados e especializados em investigações e ensaios de laboratório. Isso assegura segurança e confiabilidade no trabalho de obtenção dos dados e excelência técnica na disponibilização dos resultados ao Cliente.
5.1 Normas técnicas principais
ABNT NBR 6484/2020: Solo – Sondagem de simples reconhecimento com SPT – Método de ensaio.
ABNT NBR 16797/2020: Medida de torque em ensaios SPT durante a execução de sondagens de simples reconhecimento à percussão – Procedimento.
ABNT NBR 16796/2020: Método padrão para avaliação de energia em SPT.
NORMA ABGE 103/2023. Sondagem à percussão. Vários colaboradores. 1ª Edição. São Paulo: ABGE, 2023.
NORMA ABGE 109/2024: Descrição e classificação de sondagens. Vários colaboradores. 1ª Edição. São Paulo: ABGE, 2024.
5.2 Normas correlatas
ABNT NBR 6502/2022: Rochas e solos – Terminologia.
ABNT NBR 15492/2007: Sondagem de reconhecimento para fins de qualidade ambiental - Procedimento
ABNT NBR 13441/1995: Rochas e solos – Simbologia.
NORMA ABGE 100/2023. Investigações geológico-geotécnicas para obras de infraestrutura – Métodos e Técnicas. Vários colaboradores. 1ª Edição. São Paulo: ABGE, 2023.