A sondagem mista (SM) é um método de investigação geológica-geotécnica que conjuga dois métodos diretos de investigação de campo: a sondagem à percussão com ensaio SPT (sigla SP), utilizada para investigar camadas de solo, e a sondagem rotativa (SR) para perfuração e amostragem de materiais de resistências diversas, desde as rochas alteradas às sãs.
Dessa forma, na SM são aplicados os mesmos procedimentos técnicos e metodológicos utilizados individualmente nas sondagens SP e SR. Assim, normalmente, inicia-se uma SM com a execução de uma sondagem à percussão (SP) até ser atingido o impenetrável ao ensaio SPT ou conforme critério técnico definido nas Especificações, fornecidas pelo Cliente. Após isso, inicia-se o avanço rotativo (SR), perfurando e amostrando a rocha e suas descontinuidades (fraturas), até a profundidade desejada. No caso de se encontrar estratos não recuperáveis, do tipo rochas extremamente alteradas ou mesmo solo de alteração, há necessidade de utilizar novamente o avanço percussivo, com ensaio SPT.
Esse método é amplamente utilizado em investigações geológico-geotécnicas, principalmente em áreas onde há uma variação significativa das condições mecânicas de solos e rochas, como por exemplo regiões onde os perfis de intemperismo contêm ou podem revelar a presença de matacões. A SM é utilizada também quando há necessidade de executar ensaios SPT no trecho em solo ou em rocha muito a extremamente alterada.
A SM, bem executada e bem interpretada, garante informações precisas sobre todo o perfil do terreno e suas variações de resistência mecânica. É um método que exige de o Executor disponibilizar os dois tipos de equipamentos, tanto para investigar o solo, como amostrar a rocha. A SM é utilizada em diversos tipos de projetos geotécnicos de obras de infraestrutura, como fundações de obras de arte (pontes e viadutos), taludes, cortes e escavações, túneis, canais, barragens etc.
Antes da realização da SM deve-se proceder a correta checagem da locação do furo, com base nas coordenadas e plantas planialtimétricas disponibilizadas pelo Cliente. Os procedimentos para realização da sondagem mista (SM) seguem as diretrizes para realização de sondagens a percussão - SP e rotativa – SR. A transição de SP para SR deverá ser feita ao ser atingido o impenetrável ou conforme critérios definidos nas Especificações.
Quando, no avanço da sondagem rotativa ocorrer material mole ou incoerente, deverá ser realizado o ensaio de penetração SPT (de metro em metro, ou mesmo trechos menores), até novamente serem atingidas as condições de impenetrabilidade, quando a perfuração retorna ao processo rotativo O prosseguimento da SM, com utilização do avanço rotativo, deverá de manter até o atingir os critérios de término do furo, estabelecidos pelo Cliente.
Cabe ao Executor da SM elaborar os perfis (logs) das sondagens e, caso assim disposto em Contrato, a realização dos ensaios geotécnicos de campo (infiltração e perda d’água, por exemplo), e de laboratório, como é o caso de compressão axial simples em testemunhos.
A Suporte Sondagem tem vasta experiência na execução de sondagem mista, um dos procedimentos mais completos de investigação do perfil geológico-geotécnico dos terrenos. Todo o programa de investigação por SM -- execução da atividade, obtenção de dados de campo, a elaboração dos perfis de sondagem e a realização de ensaios de laboratório em amostras de solo ou em testemunhos de sondagens (quando inclusos em Contrato) -- são realizadas por equipes qualificadas, que seguem rigorosamente as Especificações do Cliente e as normas técnicas vigentes.
A Suporte investe em equipamentos de alta qualidade, que visam atender às Especificações e ao Contrato. Além disso, tem procedimentos internos que asseguram manutenção preventiva de rotina, principalmente nas sondas, barriletes, coroas diamantadas, amostradores SPT, hastes, conectores e demais acessórios necessários. A Suporte possui pleno domínio das rotinas digitais, realiza controle on line das equipes executoras de campo e se utiliza de profissionais capacitados e especializados em investigações e ensaios de laboratório. Isso assegura segurança e confiabilidade no trabalho de obtenção dos dados e excelência técnica na disponibilização dos resultados ao Cliente.
5.1 Normas técnicas principais
NORMA ABGE 101/2023: Sondagem a trado manual e trado oco. Vários colaboradores. 1ª Edição. São Paulo: ABGE, 2023.
NORMA ABGE 103/2023. Sondagem à percussão. Vários colaboradores. 1ª Edição. São Paulo: ABGE, 2023.
NORMA ABGE 104/2023 - Sondagem rotativa e sondagem mista. Vários colaboradores. 1a Edição. São Paulo: Abge, 2023.
Norma ABGE 109/2024: Descrição e classificação de sondagens. Vários colaboradores. 1ª Edição. São Paulo: ABGE, 2024.
ABNT NBR 9603/2023: Sondagem a trado – Procedimentos.
ABNT NBR 6502/2022: Rochas e solos – Terminologia.
ABNT NBR 6484/2020: Solo – Sondagem de simples reconhecimento com SPT – Método de ensaio.
ABNT NBR 15492/2007: Sondagem de reconhecimento para fins de qualidade ambiental – Procedimento.
DER SP. 2006a. Instrução. Estudos geológicos. IP-DE-G00/001. São Paulo:DER SP. Disponível em www.der.sp.gov.br acesso em 28.04.2023.
5.2 Normas correlatas
ABNT NBR 6502/2022: Rochas e solos – Terminologia.
ABNT NBR 6484/2020: Solo – Sondagem de simples reconhecimento com SPT – Método de ensaio.
ABNT NBR 15492/2007: Sondagem de reconhecimento para fins de qualidade ambiental - Procedimento.
ABNT NBR 13441/1995: Rochas e solos – Simbologia.
NORMA ABGE 100/2023. Investigações geológico-geotécnicas para obras de infraestrutura – Métodos e Técnicas. Vários colaboradores. 1ª Edição. São Paulo: ABGE, 2023.