"O futuro não é o lugar para onde estamos indo, mas o lugar que hoje estamos construindo."

foto - Sondagens - Sondagens a Percussão (SPT) - Quantas devem ser Executadas em Taludes?
Sondagens - Sondagens a Percussão (SPT) - Quantas devem ser Executadas em Taludes?

Por se tratar de uma dúvida recorrente, decidimos fazer este esclarecimento aos técnicos e aos departamentos comerciais a respeito da quantidade de Sondagens à Percussão necessária para desenvolver Estudos de Estabilidade de Taludes.

O DER/SP traz, em Instruções de Serviços Geotécnicos (IP-DE-G00/002), que as ''Investigações geotécnicas são essenciais; porém; os tipos e as quantidades das investigações devem ser condizentes com a finalidade da etapa de estudo e dos aspectos relativos envolvidos por cada obra geotécnica, ou seja, porte, custo e riscos''.

A instrução dada em Talude de Corte é a de que para um Projeto Básico, ''as sondagens à percussão devem ser executadas em quantidade suficiente para a obtenção de seções transversais de cálculo representativos, pelo menos a cada 100m''.

Salienta ainda que as Sondagens à Percussão sejam executadas, em sua maioria, para subsidiar o desenvolvimento do Projeto Básico. Assim, no momento do Projeto Executivo, as investigações devem ser realizadas somente para dirimir dúvidas: ''As investigações geotécnicas e os ensaios de laboratório devem ser executados como complementação para fornecer parâmetros geotécnicos específicos, principalmente através de ensaios de campo e especiais de laboratório''.


  Figura 1. Talude de Corte

Em Talude de Aterro, a instrução segmenta-se em dois tipos: Aterro sobre Solo Mole e Aterro em Encosta Íngreme. A concepção da rodovia deve evitar, tanto quanto possível, as áreas com Solo Mole, mas para isso é fundamental que, nos estudos de concepção ou no Projeto Funcional, sejam executadas Sondagens à Percussão para auxiliar os técnicos na definição do melhor traçado geométrico dentre as alternativas estudadas.

Para os casos de Aterro sobre Solo Mole, como há a necessidade de identificar a área de abrangência desse solo e a sua espessura para avaliar a possibilidade de remoção total, o DER/SP informa que ''em geral, uma distância entre furos de 20m .é suficiente. Porém, cada caso deve ser analisado individualmente e em conjunto com os estudos geológicos''.

Na impossibilidade de remoção total do depósito de solo mole, ensaios laboratoriais especiais devem ser executados para determinar as propriedades relativas à resistência e à compressibilidade do material. 

No caso de Aterro em Encosta Íngreme, a instrução ressalta a importância de se conhecer a característica do terreno natural, na base do aterro, principalmente para verificar a existência de massas instáveis no terreno natural. Ressalta também ainda a necessidade de as Sondagens à Percussão serem executadas em comprimento suficiente para caracterizar o terreno natural até penetrar pelo menos 3 m em camada resistente. A instrução do DER/SP não cita a quantidade, mas, interpreta-se que, se identificar solo mole deverá ser investigado a cada 20 m e se não houver, deverá seguir a mesma diretriz de talude de corte, ou seja, pelo menos a cada 100 m.


  Figura 2. Talude de Aterro

Assim, em termos longitudinais, o DER/SP indica o espaçamento máximo de 100 m entre Sondagens à Percussão. Na prática, o engenheiro geotécnico, deseja receber a maior quantidade possível de sondagens (e ensaios) a fim de subsidiar os estudos de estabilidade e de compressibilidade e assim reduzir os riscos geotécnicos.

A norma técnica que determina os fatores de segurança (FS) mínimos para taludes é a NBR 11.682, denominada ''Estabilidade de Encostas'' e publicada pela ABNT em 2009. Em termos transversais, a NBR solicita no mínimo 3 (três) Sondagens à Percussão por seção de estudo para identificar a estratigrafia e a característica das camadas existentes.


Precisando de Sondagens? 

A Suporte pode te ajudar! Solicite um orçamento através do e-mail: orcamento@suportesolos.com.br


Bibliografia recomendada:

DER/SP - Instruções de Serviços Geotécnicos (IP-DE-G00/002): ftp://ftp.sp.gov.br/ftpder/normas/IP-DE-G00-002_A.pdf
ABNT NBR 11682:2009 - Estabilidade de encostas: https://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=51490


Solicite um Orçamento

  Atendimento Comercial:        (19) 9.9918-5086
        
  E-mail:     comercial@suportesolos.com.br