As sondagens a percussão devem ser identificadas pelas letras SP, seguidas de número indicativo. Em cada obra, o número indicativo deve ser crescente, independentemente do local, fase ou objetivo da sondagem. Sugere-se utilizar diferentes centenas na numeração para as mais diversas estruturas da obra. Exemplos:
Quando for necessária a execução de mais de um furo em um mesmo ponto de investigação, os furos subsequentes terão a mesma numeração do primeiro, acrescido das letras A,B,C etc.
No caso de prosseguimento da sondagem pelo método rotativo ou na alternância entre os métodos percussivo e rotativo, deverão ser empregadas as letras SM (Sondagem Mista) para identificar a sondagem.
É importante ressaltar que cada sondagem deve ser identificada com uma nomenclatura unívoca, ou seja, o projetista deverá, no momento da programação, atentar-se para definir um nome exclusivo para cada unidade programada. Dessa forma, garante que não ocorrerá repetição de nomenclatura na campanha de investigações a ser executada. Como dissemos acima, a Sondagem a Percussão deve trazer a Sigla SP para que seja facilmente identificada, sendo recomendado também o uso de séries (0, 100, 200, 300...), acrescido ao nome de cada sondagem. Essa sugestão servirá para padronizar esse procedimento e deverá ser utilizado, quando ocorrer a necessidade de executar uma nova campanha em uma obra/local onde a executora já foi mobilizada.
Exemplo: SP-001 até SP-0xx (campanha inicial); SP-101 até SP-1xx (segunda campanha); SP-201 até SP-2xx (terceira campanha) e assim sucessivamente.
Precisando de sondagem?
A Suporte pode te ajudar! Solicite um orçamento através do e-mail: orcamento@suportesolos.com.br
Bibliografia recomendada:
ABNT NBR 6484/01 - Solo - Sondagens de simples reconhecimentos com SPT - Método de ensaio: acesse aqui
Leia também:
Sondagem a Percussão (SP) - Ensaio SPT - A técnica mais popular de investigação geotécnica.: acesse aqui.
Sondagem a Percussão (SP) - O que é? Qual é Norma (ABNT) de Referência?: acesse aqui.
Sondagens a Percussão (SPT), preciso mesmo fazer?: acesse aqui
Alerta: Cuidado ao contratar serviços de sondagem!: acesse aqui
Qual a diferença entre os tipos de Sondagens?: acesse aqui