"O futuro não é o lugar para onde estamos indo, mas o lugar que hoje estamos construindo."

foto - Ensaio Triaxial do tipo Extensão Lateral (EL) – Ensaio de trajetória de Tensões – Conheça mais detalhes sobre este ensaio.
Ensaio Triaxial do tipo Extensão Lateral (EL) – Ensaio de trajetória de Tensões – Conheça mais detalhes sobre este ensaio.

O ensaio triaxial do tipo extensão Lateral pode ser realizado na condição drenada ou não drenada, sendo realizado a partir da moldagem de corpos de prova cilíndrico em amostras indeformadas ou deformadas.

No ensaio de extensão a tensão principal maior σ1 é tensão radial, enquanto a tensão principal menor σ3 é a tensão axial, sendo então o contrário do ensaio de compressão triaxial.


   Foto 1. Corpo de prova durante a realização do Ensaio Triaxial.


A fase de saturação e adensamento segue o mesmo critério dos ensaios triaxiais CD e CU. Sendo a última fase o cisalhamento que difere entre os ensaios triaxiais tradicionais, pois a diferença do ensaio está no comportamento da trajetória de tensões. No ensaio de extensão na fase de cisalhamento aumenta-se a tensão radial mantendo-se a vertical constante.

Nesta fase aplica-se o descarregamento lateral até a ruptura do corpo de prova. A velocidade do ensaio é rápida definida em função da amostra permitindo a geração ou não poro-pressão dependendo do tipo de ensaio drenado ou não drenado. 

A partir dos dados obtidos é possível traçar a trajetória de tensões efetivas e/ou totais, as envoltórias de resistência conforme o critério de Mohr-Coloumb e o comportamento tensão x deformação.

O ensaio triaxial de extensão é utilizado para conhecer o comportamento do solo em obras que ocorrerá o desconfinamento do solo gerando alivio de tensões, por exemplo: Escavação de um túnel ou poço de ventilação.


Leia mais:


Precisando de Ensaios Geotécnicos ? 

SUPORTE pode te ajudar! 

Solicite um orçamento através do e-mail: orcamento@suportesolos.com.br

Mais SEGURANÇA para a sua obra! 

Contrate a SUPORTE e conheça o diferencial de nosso fluxo de trabalho que inclui a coleta de DADOS diretamente do campo com sondadores utilizando o aplicativo SOND na execução das Sondagens. A transformação digital do mercado, com entrega dos resultados em formato CSV e AGS, extensão de arquivo compatível com os softwares de modelagem BIM.

Solicite um Orçamento

  Atendimento Comercial:        (19) 9.9918-5086
        
  E-mail:     comercial@suportesolos.com.br