"O futuro não é o lugar para onde estamos indo, mas o lugar que hoje estamos construindo."

foto - Ensaio Adensamento do Solo - Ensaio de Pressão de Expansão – Conheça mais detalhes sobre este ensaio - Norma DNER IE 005
Ensaio Adensamento do Solo - Ensaio de Pressão de Expansão – Conheça mais detalhes sobre este ensaio - Norma DNER IE 005

Para definição da pressão de expansão de um solo comumente são realizados ensaios em amostra indeformadas na prensa de adensamento.

Há dois métodos que são realizados comumente para determinação da pressão de expansão.

Foto 1. Corpo de prova moldado em anel de metal.


O primeiro ensaio edométrico direto consiste em moldar o corpo de prova indeformado na célula edométrica, com teor de umidade natural e submeter a uma carga correspondente ao valor da carga do terreno ou carga especifica de projeto que será imposta pela estrutura. Após a fase de consolidação adiciona-se água permitindo a expansão da amostra até sua estabilização. Quando da estabilização da amostra aplicam-se carregamentos até atingir o índice de vazios inicial. A pressão necessária para retornar a condição inicial, denomina-se pressão de expansão.

O segundo ensaio edométrico de expansão controlada consiste em moldar o corpo de prova indeformado na célula edométrica, com teor de umidade natural em seguida é adicionado água e durante o processo de expansão aplica-se carregamento que impeça que a expansão ocorra. A pressão necessária para estabilizar o efeito de expansão, denomina-se pressão de expansão.

Foto 2. Corpo de prova montado em célula de adensamento.

O ensaio de expansão tem fundamental importância, pois esses materiais de características expansivas podem gerar instabilidade em taludes, subleitos de pavimentos e fundações de grandes estruturas.

Leia mais:

O Ensaio de Adensamento Edométrico: Explicação pelo modelo de Terzaghi. Procedimentos

Precisando de Ensaios Geotécnicos ? 

SUPORTE pode te ajudar! 

Solicite um orçamento através do e-mail: orcamento@suportesolos.com.br

Mais SEGURANÇA para a sua obra! 

Contrate a SUPORTE e conheça o diferencial de nosso fluxo de trabalho que inclui a coleta de DADOS diretamente do campo com sondadores utilizando o aplicativo SOND na execução das Sondagens. A transformação digital do mercado, com entrega dos resultados em formato CSV e AGS, extensão de arquivo compatível com os softwares de modelagem BIM.

Solicite um Orçamento

  Atendimento Comercial:        (19) 9.9918-5086
        
  E-mail:     comercial@suportesolos.com.br