"O futuro não é o lugar para onde estamos indo, mas o lugar que hoje estamos construindo."

foto - Conheça os diferentes tipos de sondagem realizados em campo
Conheça os diferentes tipos de sondagem realizados em campo

Sondagem de solo é a primeira etapa do processo construtivo, um procedimento técnico vital em qualquer tipo de obra. E o estudo onde é possível conhecer as características do terreno, como a espessura das camadas que o compõe, sua resistência e a provável localização do lençol freático, caso exista. É com base nesse levantamento que os tipos de fundação são definidos. Se o projetista não tiver conhecimento sobre o que existe no subsolo, é grande a possibilidade de a fundação ou mesmo a estrutura da edificação ter seu dimensionamento calculado de maneira errada.

A sondagem de campo é a primeira etapa dos estudos, onde além de serem colhidas amostras de solo, são realizados estudos para medir o índice de penetração. Existem diversos tipos de sondagem, cada um com uma finalidade específica.


Sondagem a percussão (SP) é um método de investigação geológica-geotécnica que consiste em uma sondagem de simples reconhecimento de solo, cujo avanço da perfuração é feito por meio de trado ou de lavagem, sendo utilizada a cravação de um amostrador para a medida de índices de resistência à penetração, obtenção de amostras, determinação do nível de água e execução de vários ensaios in situ. É possível, ainda, medir o torque, para ruptura da amostra e instalar instrumentação.

É a metodologia mais tradicional de investigação geotécnica, possibilita a identificação dos horizontes de solo e a determinação da resistência NSPT a cada metro investigado, e na ocorrência de lençol freático a profundidade do N.A. (nível d'agua) é identificada.

A execução do serviço está normatizado na norma brasileira ABNT NBR 6484/01 - Solo - Sondagens de simples reconhecimentos com SPT - Método de ensaio.


Foto 01: Equipe de Campos Suporte Solos - Sondagem a percussão.


Sondagem a Trado (ST) é um método de investigação geológica-geotécnica que utiliza a ferramenta de trado, um tipo de amostrador de solo constituído de lâminas cortantes, pode ter forma convexa (trado concha) ou espiralada (trado helicoidal ou espiral). A coleta de amostras é feita a cada metro de avanço ou quando ocorrer mudança do tipo do material perfurado.


Foto 02: Equipe de Campos Suporte Solos - Sondagem a trado.


Sondagem Rotativa (SR) é o método de investigação geológico geotécnico que consiste no uso de um conjunto motomecanizado projetado para a obtenção de amostras de materiais rochosos, contínuas e com formato cilíndrico, através de ação perfurante dada basicamente por forças de penetração e rotação que, conjugadas, atuam com poder cortante. A amostra de rocha obtida é chamada de testemunho. (WILSON, 1999, p. 22).

É realizado através de sondas rotativas, providas de hastes, coroa de corte e barrilete amostrador. A profundidade da sondagem deve ser interrompida segundo critérios preestabelecidos, em função da finalidade da sondagem a ser realizada. Utiliza um conjunto de equipamentos que trabalham de modo mecanizado, perfurando rochas, em formato cilíndrico, através de sua ação cortante. Esse procedimento possibilita que amostras e fragmentos sejam retirados dos níveis mais profundos do solo que está sendo estudado e, devido a sua automatização e especialização, tornou-se um dos meios mais concretos e utilizados para a qualificação de maciços rochosos.


Sondagem Mista (SM) é um método de investigação que conjuga a sondagem a percussão para o trecho em solo  e a sondagem rotativa para o trecho em rocha. Dessa forma, aplicam-se às sondagens mistas os mesmos procedimentos das sondagens rotativas e das sondagens a percussão, estas somente no que se refere ao ensaio SPT e à amostragem.

Foto 03: Testemunho de Rocha


As sondagens mistas são utilizadas quando é necessário executar ensaios SPT no trecho em solo de uma sondagem rotativa. A passagem do método de sondagem a percussão para o método rotativo deve ser feita, obrigatoriamente, ao ser atingido o impenetrável ao SPT, sem recorrer ao método de lavagem para o avanço da perfuração.

Essas medidas são necessárias, porque o método de lavagem não permite a obtenção de amostras representativas, como geralmente ocorre com a execução de ensaios SPT com número de golpes acima de 50. Dessa forma, para permitir a obtenção de amostras representativas do trecho de transcrição entre solo e rocha, a passagem para o método rotativo deve ser feita ao ser atingido o impenetrável ao SPT.

Foto 04: Equipe de Campos Suporte Solos - Sondagem Mista (SM).



Em breve vamos detalhar cada um dos tipos de sondagens realizados em campo.


Foto 05: Equipe de Campos Suporte Solos.


Precisando de Sondagens ou Ensaios Geotécnicos? 

 

SUPORTE pode te ajudar! 

Solicite um orçamento através do e-mail: orcamento@suportesolos.com.br

 

Mais SEGURANÇA para a sua obra! 

 

Contrate a SUPORTE e conheça o diferencial de nosso fluxo de trabalho que inclui a coleta de DADOS diretamente do campo com sondadores utilizando o aplicativo SOND na execução das Sondagens. A transformação digital do mercado, com entrega dos resultados em formato CSV e AGS, extensão de arquivo compatível com os softwares de modelagem BIM.

Solicite um Orçamento

  Atendimento Comercial:        (19) 9.9918-5086
        
  E-mail:     comercial@suportesolos.com.br