"O futuro não é o lugar para onde estamos indo, mas o lugar que hoje estamos construindo."

foto - AutoCAD Civil 3D na modelagem e representação geológica para o BIM - Artigo.
AutoCAD Civil 3D na modelagem e representação geológica para o BIM - Artigo.

O AutoCAD Civil 3D é um software de automação de projetos de infraestrutura de engenharia, com ampla diversidade de ferramentas e diferentes espaços de trabalho para análise e mapeamento, para a construção e manipulação de sólidos e para recursos de automação de projeto, específicos do Civil 3D. A conexão com o Banco de Dados Geotécnicos HOLE BASE (na versão profissional) ou com o Módulo Geotécnico (na versão standard), possibilitam a inserção de sondagens e ensaios de campo e laboratório no modelo 3D digital.


Para elaboração de modelos 3D é importante a integração das classificações das sondagens com os mapeamentos geológicos de superfície e com as inspeções visuais de campo. Estas informações, acrescidas de raciocínio geológico, proporcionam modelos mais fidedignos as condições reais do subsolo.


São apresentados no vídeo recursos do Civil 3D para mapeamento, para modelagem das superfícies, para construção de falhas e para inserção de representações das estruturas geológicas. É importante destacar que os processos automáticos de geração de superfícies de topo e base que delimitam as camadas são restritos para situações específicas de camadas horizontais e contínuas. Na prática, as superfícies são geradas automaticamente ou construídas com os recursos de surfaces do Civil e, posteriormente manipuladas para representar as feições, formas e continuidade definidas pelas interpretações geológicas.



Giuliano De Mio é geólogo de engenharia, especializado em investigação e gerenciamento digital de dados geotécnicos, com doutorado em geotecnia na USP-EESC. Atua na e-Geo, com consultoria, serviços e treinamentos especializados focados em banco de dados geotécnico, controle de qualidade, automação de processamento e analise de dados e BIM Geotécnico.

Solicite um Orçamento

  Atendimento Comercial:        (19) 9.9918-5086
        
  E-mail:     comercial@suportesolos.com.br