"O futuro não é o lugar para onde estamos indo, mas o lugar que hoje estamos construindo."

foto - Sondagens - Qual critério de paralisação devo especificar?
Sondagens - Qual critério de paralisação devo especificar?

O critério de paralisação da sondagem deve ser definido pelo projetista. No entanto, por se tratar de uma dúvida recorrente, decidimos fazer este "post" para esclarecer os técnicos e os departamentos comerciais.

 

O critério de paralisação depende do tipo de sondagem a ser executada, se você tem dúvida com relação aos diversos tipos, sugerimos ler a publicação que fizemos a respeito: 


Qual a diferença entre os tipos de Sondagens?

 

A Sondagem à Trado (ST) deve ser executada até atingir a profundidade do solo em que se deseja ensaiar. Por se tratar de um serviço de sondagem frequentemente utilizado para projetos de pavimento, o critério de paralisação deve prever a caracterização e a coleta do material do subleito, ou seja, do solo que ficará sob a ''caixa de pavimento''.

 

No caso de sondagens à trado para investigar uma possível área de empréstimo (jazida), os projetistas normalmente programam coletas a cada horizonte de 2 metros, o que permite conhecer as características do solo ao longo da profundidade do maciço a ser explorado.

 

É importante ressaltar que, quando se utiliza o trado manual, existe uma limitação executiva quanto à profundidade de coleta. Como há a necessidade de coletar um volume significativo de solo, normalmente 50 kg de material para realização dos ensaios laboratoriais, a execução é limitada até no máximo 8 metros de profundidade.

 

Para Sondagem à Percussão (SP), Sondagem Rotativa (SR) e Sondagem Mista (SM), o critério de paralisação depende da finalidade para a qual a sondagem está sendo contratada. As duas últimas (SR e SM) são executadas com a finalidade de caracterizar os parâmetros de rocha, caso exista, sendo que a Sondagem Mista possibilita ultrapassar matacões ou blocos de rocha e prosseguir com a determinação do NSPT (solo).

 

Análise de estabilidade de talude?

Para subsidiar análise de estabilidade, em caso de Talude de Corte, a sondagem deve obrigatoriamente caracterizar toda a profundidade do terrapleno e, após atingir o nível da plataforma, atender ao critério de paralisação em material competente (NSPT maiores ou iguais a 15 golpes  em 3 metros consecutivos).


No caso de Talude de Aterro, a profundidade dos furos à percussão deve ultrapassar a camada de solos moles (se existir) e encontrar substratos com índices de NSPT (golpes / 30 cm) maiores ou iguais a 15 golpes em 3 metros consecutivos.

 

Fundação de OAE?

Para projeto de fundação de Obras de Arte Especiais (OAE), o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER/SP), em sua ¨Instrução de Serviços Geotécnicos (IP-DE-G00/002)¨, recomenda:


a) Paralisação de Sondagem à Percussão (SP) quando: "... se constatar 5 metros consecutivos, com NSPT (golpes / 30 cm) maior que 40 golpes abaixo da cota inferior da estrutura; ou quando ultrapassar 10 metros consecutivos com NSPT (golpes / 30 cm) maior que 30 golpes ..."


b) Paralisação de Sondagem Rotativa (SR) quando: "... perfurados pelo menos quatro metros de rocha sã pouco fraturada, ou seja, cuja recuperação seja maior que 90% ..."

 

Fundação de OAC?

As Obras de Arte Corrente (OAC), dispositivo de drenagem, são sempre implantadas sob aterros e, em muitos casos, em áreas com ocorrência de solo mole. Em ambas,  as fundações devem ter compatibilidade para evitar comportamento diferenciado quanto aos recalques, o que poderia ocasionar sobrecargas adicionais na OAC, além do peso próprio do aterro.

 

Para projeto de fundação de Obras de Arte Corrente (OAC) o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER/SP), em sua Instrução de Serviços Geotécnicos (IP-DE-G00/002), recomenda: 


''...  As investigações geotécnicas para o estudo e o projeto de fundação de OAC são, normalmente, constituídas por sondagens a percussão. As percussões devem ser executadas até a profundidade em que se detecte NSPT (golpes / 30 cm) maiores que 15 golpes em 3 metros sucessivos, abaixo do nível da base da OAC  ... ''


 

Precisando de Sondagens? 

A Suporte pode te ajudar! Solicite um orçamento através do e-mail: orcamento@suportesolos.com.br


Bibliografia recomendada:

DER/SP - Instruções de Serviços Geotécnicos (IP-DE-G00/002): ftp://ftp.sp.gov.br/fs as áreastpder/normas/IP-DE-G00-002_A.pdf

Solicite um Orçamento

  Atendimento Comercial:        (19) 9.9918-5086
        
  E-mail:     comercial@suportesolos.com.br