"O futuro não é o lugar para onde estamos indo, mas o lugar que hoje estamos construindo."

foto - Sondagem Mista (SM)
Sondagem Mista (SM)

Sondagem Mista é um método de investigação que conjuga a sondagem a percussão para o trecho em solo e a sondagem rotativa para o trecho em rocha. Dessa forma, aplicam-se às sondagens mistas os mesmos procedimentos das sondagens rotativas e das sondagens a percussão, estas somente no que se refere ao ensaio SPT e à amostragem.

As sondagens mistas são utilizadas quando é necessário executar ensaios SPT no trecho em solo de uma sondagem rotativa. A passagem do método de sondagem a percussão para o método rotativo deve ser feita, obrigatoriamente, ao ser atingido o impenetrável ao SPT, sem recorrer ao método de lavagem para o avanço da perfuração.

Essas medidas são necessárias, porque o método de lavagem não permite a obtenção de amostras representativas, como geralmente ocorre com a execução de ensaios SPT com número de golpes acima de 50. Dessa forma, para permitir a obtenção de amostras representativas do trecho de transcrição entre solo e rocha, a passagem para o método rotativo deve ser feita ao ser atingido o impenetrável ao SPT.


Foto 01: Equipe Suporte Solos em campo durante sondagem mista. 


É por meio Sondagem Mista que são fornecidas as seguintes informações: Tipos de solos - granulometria, presença de acessórios e cor - espessura das camadas, índices de compacidade/resistência dos solos, profundidade do lençol freático (se ocorrer), descrição litológica e os parâmetros geomecânicos das rochas - recuperação, graus de coerência, faturamento e alteração, rugosidade, inclinação, paredes e preenchimento das descontinuidades e a qualidade da rocha RQD - Rock Quality Designation.

Dessa forma, os equipamentos e as ferramentas necessários são aqueles que constam, obrigatoriamente, nos procedimentos para perfuração de solo das sondagens rotativas, que se destinam à perfuração e à amostragem de maciços rochosos.

Para a execução da Sondagem Mista (SM), as empresas executoras deverão obedecer os procedimentos previstos nas especificações técnicas de Sondagem Rotativa (SR) e de Sondagem a Percussão (SP), assuntos abordados nesse blog nos textos: 

Foto 02: Amostras de solo com Testemunho de Rocha em caixa de plástico,

No horizonte do solo deverão ser executados ensaios SPT a cada metro perfurado.

Nos trechos acima do nível de água entre os ensaios SPT, o avanço da perfuração poderá ser feito a trado ou por método de rotação com barrilete amostrador com diâmetro HW. Abaixo do nível de água, a perfuração seguirá pelo método rotativo, com perfuração cuidadosa, utilizando-se coroa e barrilete apropriados para a recuperação de amostras do solo. Deverá ser utilizado revestimento compatível com o diâmetro da perfuração. 

A passagem para o método de sondagem rotativa deverá ser feita ao ser atingido o impenetrável ao SPT, ou seja, quando se identificar ao logo da perfuração:

  • quando a penetração do amostrador padrão for menor que 5 cm em 10 golpes, sem computar os 5 cm iniciais.
  • atingir 50 golpes no mesmo ensaio SPT; ou
  • quando se identificar impenetrável após a realização do ensaios de lavagem por tempo.

    O procedimento anterior tem por objetivo assegurar a amostragem de material atravessado, permitindo sua classificação geológico-geotécnica. Dessa forma, não será permitido o avanço pelo método de sondagem a percussão após o impenetrável ao SPT, tampouco será permitida a execução de ensaios SPT, quando forem obtidos índices acima de 50 golpes. 

    Em nenhuma hipótese será permitido o avanço na perfuração pelo método de lavagem.

    Quando no avanço da sondagem pelo processo rotativo ocorrer mais de 50 cm de material mole ou incoerente, deverá ser executado um ensaio de penetração SPT, seguido de outros, a cada intervalo de 1 metro, até serem atingidas novamente as condições de impenetrável ao SPT.

    Leita também:

    A Sondagem a Trado (ST)

    A Sondagem Rotatia (SR)


    Precisando de Sondagens ou Ensaios Geotécnicos? 

     

    SUPORTE pode te ajudar! 

    Solicite um orçamento através do e-mail: orcamento@suportesolos.com.br

     

    Mais SEGURANÇA para a sua obra! 

     

    Contrate a SUPORTE e conheça o diferencial de nosso fluxo de trabalho que inclui a coleta de DADOS diretamente do campo com sondadores utilizando o aplicativo SOND na execução das Sondagens. A transformação digital do mercado, com entrega dos resultados em formato CSV e AGS, extensão de arquivo compatível com os softwares de modelagem BIM.

    Solicite um Orçamento

      Atendimento Comercial:        (19) 9.9918-5086
            
      E-mail:     comercial@suportesolos.com.br