"O futuro não é o lugar para onde estamos indo, mas o lugar que hoje estamos construindo."

foto - Normas Para Sondagens e Ensaios Geológico-Geotécnicos
Normas Para Sondagens e Ensaios Geológico-Geotécnicos

Por: João Jeronimo Monticelli

As empresas de sondagens e ensaios geológico-geotécnicos devem seguir procedimentos tecnicamente adequados e padronizados para realização de seus trabalhos. As equipes executoras, tanto o pessoal de campo, como de laboratório,  devem estar capacitadas a executar com rigor tudo aquilo disposto nos procedimentos. Entretanto, o meio físico natural, os solos e as rochas, é tão complexo, que é comum se deparar com situações inusitadas, que exigem diálogo entre o Executor e o Contratante ou sua Fiscalização, para a adequação dos procedimentos às reais condições encontradas na natureza. Essa flexibilização deve estar estabelecida no Contrato.

As sondagens e os ensaios de solos e rochas seguem procedimentos que evoluem ao longo do tempo, não são imutáveis. Por isso deve-se ficar atento à evolução tecnológica.

Qualquer que seja o tipo de procedimento, esse deve fazer parte do Contrato assinado com o Executante do serviço. Por vezes, torna-se necessário, e mesmo desejável, que os procedimentos executivos, a serem estabelecidos em Contrato, sejam específicos para cada obra, levando em conta as melhores técnicas e procedimentos disponíveis, principalmente na fase de projeto básico ou executivo. Isso requer contínuo aperfeiçoamento técnico das equipes envolvidas, tanto do Contratante, quando da Projetista e do Executante.

Os principais “tipos” de procedimentos a serem seguidos estão simplificadamente resumidos a seguir.

Normas: são, no Brasil, publicados pela ABNT  - Associação Brasileira de Normas Técnicas. E, em outros países, por associações assemelhadas, como a ASTM – American Society for Testing and Materials e mesmo as de âmbito internacional, como as da ISO- International Organization for Standardization. Uma das Normas da ABNT mais utilizadas em sondagens no Brasil é a NBR 6484/2020: Solo- Sondagem de simples reconhecimento com SPT – Método de Ensaio (Figuras 1 e 2).

Diretrizes e instruções: são procedimentos de estudos, investigações geológica-geotécnicas e de projeto de engenharia de rodovias e ferrovias, bem como de outras obras, normalmente publicados com esses títulos (diretrizes/Instruções), por entidades públicas, como ANTT/DNIT e DERs estaduais.  Cabe destacar, como exemplos, o procedimento publicado pelo DNIT, de título  “IPR 726: Diretrizes básicas para elaboração de estudos e projetos rodoviários – Escopos básicos/Instruções de serviços. Anexo B, IS-202: Estudos geológicos; Anexo B, IS-206: Estudos geotécnicos”; a Instrução  do DER SP de título “Estudos geológicos. IP-DE-G00/001”  e as “Instruções Normativas para Execução de Sondagens”, do DEINFRA do Estado de Santa Catarina. (Figuras 3) . Algumas associações técnicas profissionais também publicam com o título “diretrizes” ou outras denominações, procedimentos técnicos para sondagens e investigações – vide item a seguir.

Guias e Manuais: são procedimentos de investigações geológico-geotécnicas publicados normalmente por associações técnicas e profissionais, por vezes utilizando o título “diretrizes”, que complementam as Normas ABNT e as Diretrizes e Instruções de entidades públicas. Os procedimentos mais comuns e utilizados pelo mercado na área geológica-geotécnica são as publicações da ABGE – Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental. Cabe destacar, como publicações da ABGE, o “Manual de Sondagens” e as Diretrizes  para “Ensaio de Perda d’Água”, ambos com mais de 50 anos de aperfeiçoamento contínuo de procedimentos. Recentemente, o Grupo AGS BR começou a incentivar o uso de  “Diretrizes” que orientam o uso de ferramentas informatizadas de digitalização e padronização de investigações, principalmente para sondagens à percussão (Figuras 4 e 5).

                Atualmente há entendimento de que as Normas ABNT não são de aplicação obrigatória (Passini &Alvares – Sociedade de Advogados, 2021). Tanto as Normas ABNT, como Diretrizes, Instruções, Guias e Manuais, como as referidas anteriormente,  tornam-se obrigatórias só no caso de serem devidamente reconhecidas e escritas em Contrato.

Dentro desse contexto, cabe ao Contratante (Investidor) procurar cotejar e harmonizar os procedimentos existentes (Normas, Diretrizes, Instruções, Manuais, Guias) e propor, com máximo de detalhe, as Especificações dos Serviços.

Tais Especificações devem ser estabelecidas com base no contexto geológico-geotécnico (terrenos de rochas sedimentares, de rochas ígneas e metamórficas em encostas de serra etc.)  e na finalidade da obra (fundações em solo ou em rocha, cortes, aterros, taludes etc.), visando otimizar a obtenção das informações de sondagens e ensaios. Isso requer, sem dúvida, investimentos constantes na capacitação das equipes envolvidas: do Contratante , das entidades públicas concessionárias e das empresas executoras visando, sempre, o aperfeiçoamento das Especificações.

Não se deve esquecer que as investigações fornecem os dados básicos e primários para o projeto de engenharia e estimativa de custos, de fundamental importância à segurança e performance econômica e financeira da obra.

Resta citar o que se denomina Termos de Referências, documento que abrange tanto as Especificações dos Serviços, como outras informações necessárias a seleção de empresa executora dos serviços de sondagens e ensaios. O Termo de Referência é instrumento normalmente utilizado por entidades públicas para eleger a empresa ganhadora de um Contrato.  

A Suporte Solos, além do cumprimento rigoroso das Especificações Contratuais (baseadas em Normas, Instruções, Manuais e Guias ), tem realizado procedimentos inovadores na execução de sondagens, que contribuem com melhorias significativas na coleta e fornecimento de dados geológico-geotécnicos aos projetos. A Suporte realiza, por exemplo, o monitoramento contínuo em tempo real dos procedimentos executivos de campo, com o registra em fotos dos avanços das sondagens, execução dos ensaios e das coletas de amostras. Além disso disponibiliza digitalmente ao cliente, além dos logs e boletins de campo, o local (coordenadas planialtimétricas) de todas as sondagens, que constitui um importante banco de dados. A Suporte investiu e desenvolveu um software específico para isso, o SOND. Para conhecer mais do assunto consulte www.sond.com.br.

Para complementar o tema tradado, sugere-se consultar os sites das entidades citadas (DEINFRA e DER SP, por exemplo) e , ainda, Passini & Alvares – Sociedade de Advogados. 2021: “Parecer – Natureza das Normas a serem emitidas pela ABGE”, relatório de consultoria jurídica à ABGE, 13 p., disponível em www.abge.org.br . Consultar também o site www.grupoags.com.br

Figura 1: Exemplo de Norma da ABNT 

Figura 2: Exemplo de Norma da ASTM

Figura 3: Exemplo de Instrução Normativa de entidade pública

Figura 4: Exemplo de Manual de associação técnica e profissional

Figura 5: Exemplo de Diretriz de associação técnica e profissional


Leia mais:


Suporte Solos é premiada por Inovação no Programa de Excelência de Fornecedores do grupo CCR (2022): Reconhecimento pela busca constante de ideias inovadoras!!!



João Jeronimo Monticelli, Geólogo (IGc-USP, 1971) e

Mestre em Geotecnia (EESC-USP, 1984) é especialista em

Geologia de Engenharia e em Gestão de Recursos Hídricos. 



Precisando de Sondagens ou Ensaios Geotécnicos? 

A SUPORTE pode te ajudar! 
Solicite um orçamento através do e-mail: orcamento@suportesolos.com.br

Mais SEGURANÇA para a sua obra!  

Contrate a SUPORTE e conheça o diferencial de nosso fluxo de trabalho que inclui a coleta de DADOS diretamente do campo com sondadores utilizando o aplicativo SOND na execução das Sondagens. A transformação digital do mercado, com entrega dos resultados em formato CSV e AGS, extensão de arquivo compatível com os softwares de modelagem BIM.

Solicite um Orçamento

  Atendimento Comercial:        (19) 9.9918-5086
        
  E-mail:     comercial@suportesolos.com.br