"O futuro não é o lugar para onde estamos indo, mas o lugar que hoje estamos construindo."

foto - Investigações Geotécnicas em obras de Ferrovia - Setembro Ferroviário
Investigações Geotécnicas em obras de Ferrovia - Setembro Ferroviário

Recentemente o governo federal, através do ministério da infraestrutura, lançou o programa “Pró Trilhos”, com o intuito de impulsionar a construção de novas ferrovias. O programa faz parte da iniciativa “Setembro Ferroviário” e visa aumentar a capacidade da infraestrutura de transporte.

O modal ferroviário cada vez mais vem ganhando espaço nas soluções de transporte de carga. E na finalidade de agregar valor aos projetos de ferrovia a Suporte encabeçou com seus parceiros contratos para realização de campanhas de campo e ensaios laboratórios em trechos Greenfield para novos trechos de linha ferroviária.

No Período de 2020 e 2021 a Suporte firmou três contratos para realizar investigações Geológicas e Geotécnicas para grandes projetos de Infraestrutura Ferroviária.

O plano de investigação dos contratos ferroviário apresenta diversas disciplinas, tais como: Sondagens a Trado (ST), poços de inspeção (PI), coleta de amostras indeformadas (BL), Sondagens a Percussão (SP) e Sondagem Mista (SM) e ensaios laboratório de caracterização, ISC (Índice de Suporte Califórnia), bem como ensaios especiais do tipo: Estáticos (Triaxiais Drenados e Não-Drenados) e Dinâmicos (Módulo de Resiliência e Deformação Permanente).

Abaixo relacionamos os números gerais das sondagens e ensaios realizados no período de 2020 e 2021 para as 03 campanhas Ferroviária.

2020/2021 Estudo de Concepção Ferrovia Engemap/Rumo (Lote 01 a 07) entre as cidades de Nova Mutum/MT a Rondonópolis/MT. Realizamos 684 unidades de Sondagem: 
▪ 306 Sondagem a Percussão;
 41 Sondagens Mista;
 337 Sondagens a Trado;
 363 Caracterizações Completas com ensaio de ISC (Índice Suporte Califórnia).

2021 Estudo de Concepção Fepasa Concremat/Vale (Lote 04,05 e 06) entre as cidades de Abel Figueiredo/PA a Santa Lucia/PA. Concluímos um total de 407 unidades de sondagem e temos 262 unidades a serem executadas.
 168 Sondagem a Percussão;
 57 Sondagens Mista;
 152 Sondagens a Trado;
 30 Coleta de Blocos Indeformados.

2021 Projeto Executivo FIOL Systra/VLI (Lote 8F-B km 407+125 ao km 507+125,75) entre as cidades de Cachoeirinha/TO a Barreiras/BA. Realizamos 273 unidades de Sondagem: 
 105 Sondagem a Percussão;
 18 Sondagens Mista;
 146 Sondagens a Trado;
 04 Poços de Inspeção em Solo;
 292 Caracterizações Completas com ensaio de ISC (Índice Suporte Califórnia).

EXPERTISE SUPORTE
Para realização das campanhas a Suporte se estruturou com aumento do quadro de equipes de campo, treinamento dos gestores para atuação/condução dos trabalhos, equipamentos de campo e laboratoriais, bem como o atendimento aos requisitos de segurança e meio ambiente.
Equipe de Campo Suporte Solos

Além da estruturação e na finalidade de agregar valor aos trabalhos realizados a Suporte disponibilizou o seu sistema de Gestão Sond que possibilita o acompanhamento do avanço de campo, georreferenciamento das sondagens e fornecimento de arquivos digitais em padrão AGS para importação e uso nos softwares geotécnicos de análise. O fornecimento desta ferramenta proporcionou transparência, registro fotográficos e velocidade na obtenção/utilização dos dados.
Laboratório de Ensaios Especiais Suporte Solos

Assim com a entrega das campanhas e avanço dos contratos, a Suporte consolida-se em mais uma área de atuação e com a sinergia do seu Sistema de Gestão “Sond e equipe técnica avança para a entrada em novos projetos do ramo Ferroviário.
 Laboratório de ensaio s ISC - Índice de Suporte Califórnia (CBR) - Suporte Solos

Precisando de Sondagens ou Ensaios Geotécnicos? 

 

SUPORTE pode te ajudar! 

Solicite um orçamento através do e-mail: orcamento@suportesolos.com.br

 

Mais SEGURANÇA para a sua obra! 

 

Contrate a SUPORTE e conheça o diferencial de nosso fluxo de trabalho que inclui a coleta de DADOS diretamente do campo com sondadores utilizando o aplicativo SOND na execução das Sondagens. A transformação digital do mercado, com entrega dos resultados em formato CSV e AGS, extensão de arquivo compatível com os softwares de modelagem BIM.



Solicite um Orçamento

  Atendimento Comercial:        (19) 9.9918-5086
        
  E-mail:     comercial@suportesolos.com.br