"O futuro não é o lugar para onde estamos indo, mas o lugar que hoje estamos construindo."

foto - Ensaio Triaxial PN – Conheça mais detalhes sobre este ensaio – Stress Path
Ensaio Triaxial PN – Conheça mais detalhes sobre este ensaio – Stress Path

O Ensaio de Triaxial do tipo PN é utilizado para determinar os valores do coeficiente de poro-pressão paras solos parcialmente saturados sob condições em que as tensões principais, verticais e horizontais variam simultaneamente.

Foto 1. Câmara Triaxial durante ensaio.

O ensaio consiste na aplicação tensões no corpo prova mantendo a relação vertical/horizontal na ordem de 2,0 ou em outra condição definida pelo projeto em corpos de prova geralmente compactados e com variação do grau de compactação e instalados em câmara triaxial seguindo o mesmo procedimento dos ensaios triaxiais convencionais.

A aplicação da tensão axial é do tipo rápida e durante o desenvolvimento das tensões são realizadas medições de deformação, variação de volume, tensão desvio e poro-pressão.

Os resultados obtidos no ensaio são apresentados em forma de tabela e gráficos sendo os principais gráficos apresentados: tensão desvio x deformação, tensão desvio x variação de volume, tensão desvio x poro-pressão, trajetória de tensões e envoltórias de Morh-Coulomb.

O ensaio PN é utilizado para análise de projetos de barragens durante a fase de execução da obra.

Leia mais:

Precisando de Ensaios Geotécnicos ? 

SUPORTE pode te ajudar! 

Solicite um orçamento através do e-mail: orcamento@suportesolos.com.br

Mais SEGURANÇA para a sua obra! 

Contrate a SUPORTE e conheça o diferencial de nosso fluxo de trabalho que inclui a coleta de DADOS diretamente do campo com sondadores utilizando o aplicativo SOND na execução das Sondagens. A transformação digital do mercado, com entrega dos resultados em formato CSV e AGS, extensão de arquivo compatível com os softwares de modelagem BIM.

Solicite um Orçamento

  Atendimento Comercial:        (19) 9.9918-5086
        
  E-mail:     comercial@suportesolos.com.br