"O futuro não é o lugar para onde estamos indo, mas o lugar que hoje estamos construindo."

foto - Ensaio Triaxial do tipo UU – Não Adensado e Não Drenado – Conheça mais detalhes sobre este ensaio - Norma ASTM D4767
Ensaio Triaxial do tipo UU – Não Adensado e Não Drenado – Conheça mais detalhes sobre este ensaio - Norma ASTM D4767

Ensaio Triaxial do tipo UU não adensado e não drenado é realizado a partir da moldagem de corpos de prova cilíndrico em amostras indeformadas.

O ensaio consiste em colocar a amostra em câmara de ensaio envolta por uma membrana de borracha. Após preenchimento da câmara com água procede-se o confinamento do corpo de prova.

Com se trata de um ensaio que retrata as condições da amostra em campo não é realizada a saturação e o adensamento do corpo de prova.

Foto 1. Corpo de prova obtido em amostra indeformada.

Após aplicação da pressão de confinamento dá-se inicio a compressão axial com a válvula de drenagem fechada. Nesta fase aplica-se um carregamento vertical até a ruptura do corpo de prova. A velocidade do ensaio é rápida definida em função da amostra permitindo que se gere poro-pressão.

Durante a fase de cisalhamento é medida a tensão desviadora e a poro-pressão em função da deformação especifica.

A partir dos dados obtidos é possível traçar a trajetória de tensões totais, as envoltórias de resistência conforme o critério de Mohr-Coloumb e o comportamento tensão x deformação. Em caso de solo mole se obtêm a resistência não drenada Su.

O ensaio triaxial UU é indicado para obras de aterros em solos, solos argilosos abaixo de fundações e estrutura de terra em cortes provisórios.

Exemplo: Definição da resistência não drenada em Aterro de solo mole.


Leia mais:


Precisando de Ensaios Geotécnicos ? 

SUPORTE pode te ajudar! 

Solicite um orçamento através do e-mail: orcamento@suportesolos.com.br

Mais SEGURANÇA para a sua obra! 

Contrate a SUPORTE e conheça o diferencial de nosso fluxo de trabalho que inclui a coleta de DADOS diretamente do campo com sondadores utilizando o aplicativo SOND na execução das Sondagens. A transformação digital do mercado, com entrega dos resultados em formato CSV e AGS, extensão de arquivo compatível com os softwares de modelagem BIM.

Solicite um Orçamento

  Atendimento Comercial:        (19) 9.9918-5086
        
  E-mail:     comercial@suportesolos.com.br