"O futuro não é o lugar para onde estamos indo, mas o lugar que hoje estamos construindo."

foto - Ensaio Papel Filtro – Conheça mais detalhes sobre este ensaio – Curvas de Retenção
Ensaio Papel Filtro – Conheça mais detalhes sobre este ensaio – Curvas de Retenção

Para realizar avaliação correta da estabilidade em encostas de solos não saturados, deve-se realizar a análise das curvas de retenção de umidade do material estudado. Esta curva exprime a relação entre sucção e água retida no solo

O método do papel filtro é amplamente utilizado em laboratórios especializados, apresentando extensa faixa de trabalho entre 0 a 30 MPa. 

O ensaio consiste no princípio da absorção de água e equilíbrio de energia (pressão) entre o solo e um material de referência. Assim no contato entre os materiais irá ocorrer fluxo até que se atinja equilíbrio de sucção entre eles. Os corpos de prova indeformados são moldados em anel metálico de 47mm de diâmetro e 21mm de altura. Primeiramente as amostras são saturadas por capilaridade e depois secas ao ar até umidades arbitrarias. Após este processo estas são isoladas termicamente para equalização de temperatura e logo após da estabilização é inserido papel filtro do tipo Whatman 42 no topo e base das amostras.

As amostras são levadas a isolamento térmico por 10 dias para equalização da sucção matricial ou total, que depende da configuração do ensaio. Caso o contato do papel seja direto na amostra, mede-se sucção matricial e caso haja espaço de ar entre o papel e amostra mede-se a sucção total.

A umidade do papel filtro é obtida a partir de sua massa úmida e seca. E o valor da sucção do papel filtro é obtido pela sua curva de calibração. 

O ensaio é apresentado através de tabelas e gráficos.

O ensaio de sucção é de fundamental importância para avaliar estabilidade em condições não-saturadas. Cabe-se recomendar que durante período chuvoso a infiltração causada pela precipitação atmosférica causa redução da sucção do solo, reduzindo a parcela resistente devido a coesão. Portanto deve-se atentar aos parâmetros adotados, bem como as técnicas executivas, pois a diferença de comportamento mecânico pode ser significativa.

Leia mais:


Precisando de Ensaios Geotécnicos ? 



SUPORTE pode te ajudar! 

Solicite um orçamento através do e-mail: orcamento@suportesolos.com.br

Mais SEGURANÇA para a sua obra! 

Contrate a SUPORTE e conheça o diferencial de nosso fluxo de trabalho que inclui a coleta de DADOS diretamente do campo com sondadores utilizando o aplicativo SOND na execução das Sondagens. A transformação digital do mercado, com entrega dos resultados em formato CSV e AGS, extensão de arquivo compatível com os softwares de modelagem BIM.

Solicite um Orçamento

  Atendimento Comercial:        (19) 9.9918-5086
        
  E-mail:     comercial@suportesolos.com.br