"O futuro não é o lugar para onde estamos indo, mas o lugar que hoje estamos construindo."

foto - Ensaio MCT – Miniatura, Compactado, Tropical – Conheça mais detalhes sobre este ensaio – Normas DNER-CLA 259/96, DNER-ME 258/94 e DNER-ME 256/94
Ensaio MCT – Miniatura, Compactado, Tropical – Conheça mais detalhes sobre este ensaio – Normas DNER-CLA 259/96, DNER-ME 258/94 e DNER-ME 256/94

A metodologia de classificação de solos tropicais foi desenvolvida a fim de determinar as propriedades de solos tropicais simulando as condições de alta umidade e temperatura. O ensaio resulta em coeficientes c' e e', que são coeficiente de argilosidade e índice de laterização respectivamente, com o auxílio do ábaco é possível realizar a classificação do solo tropical em estudo, que exibirá o tipo de material e se o solo apresentado será laterítico ou não laterítico. Esse ensaio é especialmente útil em projetos de engenharia geotécnica, como na construção de estradas, barragens, aterros, entre outros.

Imagem 01: Preparação do corpo de prova - Ensaio MCT (Miniatura, Compactado, Tropical)


O Ensaio MCT (Miniatura, Compactado, Tropical) é realizado a partir da compactação de solos finos tropicais em moldes cilíndricos de 50 mm, por meio da aplicação de golpes sucessivos, com soquete de massa e altura de queda padronizados, com o objetivo de atingir a máxima massa específica. Tendo, por conseguinte a etapa de perda de massa por imersão.


Imagem 02: Submersão do corpo de prova - Ensaio MCT (Miniatura, Compactado, Tropical)


O ensaio é executado em três etapas, sendo a primeira etapa a preparação da amostra para a realização do ensaio, que consiste em destorroar toda a amostra e utilizar a fração do solo que passa integralmente na peneira nº 10 (2 mm) e separar cinco porções de 500g que serão utilizadas para a homogeneização do solo, onde serão adicionadas água de maneira gradativa a fim de obter teores de umidade próximos da umidade ótima presumível para o solo utilizado.

Após a homogeneização, temos a compactação das cinco porções de 200g de solo que serão realizadas com o intuito de reduzir o volume do solo, aumentar sua massa específica, resistência e estabilidade. 

Por conseguinte, temos a etapa de perda de massa por imersão, onde será anteriormente extrudado 10 mm da amostra compactada do cilindro e este será posicionado  horizontalmente em um suporte dentro de um tanque, para cada corpo de prova teremos uma cápsula de alumínio ou de porcelana, que será disposta de maneira que o centro da cápsula coincida com a vertical passando pelo centro da parte extrudada, que obterá toda massa desprendida do corpo de prova durante o processo, após o posicionamento destes o tanque será preenchido por água até obter uma diferença de altura de 1 cm do cilindro.

Imagem 03: Ensaio em execução - Ensaio MCT (Miniatura, Compactado, Tropical)


Em suma, o ensaio divide-se em três fases: Fase 01 homogeneização do solo, fase esta que consiste na preparação de cinco umidades gradativas para que se obtenha, na fase 02 seguinte, uma curva de compactação que determinará a máxima massa específica para o solo em questão e em seguida a fase final compactando as amostras preparadas, obtendo a altura final dos corpos de prova, curvas de deformabilidade, curvas de compactação, valores de Mini-MCV para cada teor de umidade preparado, finalizando esta fase com o ensaio de perda de massa por imersão. Com os dados obtidos nos ensaios este nos darão como dados os coeficientes c', d' e e' que em ábaco padronizado obtém-se a classificação MCT.


Texto por: Bianca Cristina Bueno - Equipe de laboratório Suporte Solos


Precisando de Sondagens ou Ensaios Geotécnicos? 

A SUPORTE pode te ajudar! 
Solicite um orçamento através do e-mail: orcamento@suportesolos.com.br

Mais SEGURANÇA para a sua obra!  

Contrate a SUPORTE e conheça o diferencial de nosso fluxo de trabalho que inclui a coleta de DADOS diretamente do campo com sondadores utilizando o aplicativo SOND na execução das Sondagens. A transformação digital do mercado, com entrega dos resultados em formato CSV e AGS, extensão de arquivo compatível com os softwares de modelagem BIM.

Solicite um Orçamento

  Atendimento Comercial:        (19) 9.9918-5086
        
  E-mail:     comercial@suportesolos.com.br