"O futuro não é o lugar para onde estamos indo, mas o lugar que hoje estamos construindo."

foto - A Sondagem a Percussão (SP)
A Sondagem a Percussão (SP)

Sondagem a percussão (SP) é um método de investigação geológica-geotécnica que consiste em uma sondagem de simples reconhecimento de solo, cujo avanço da perfuração é feito por meio de trado ou de lavagem, sendo utilizada a cravação de um "amostrador" para a medida de índices de resistência à penetração, obtenção de amostras, determinação do nível de água e execução de vários ensaios in situ. É possível, ainda, medir o torque, para ruptura da amostra e instalar instrumentação.

É a metodologia mais tradicional de investigação geotécnica, possibilita a identificação dos horizontes de solo e a determinação da resistência NSPT a cada metro investigado, e na ocorrência de lençol freático a profundidade do N.A. (nível d'agua) é identificada.

A execução do serviço está normatizado na norma brasileira ABNT NBR 6484/01 - Solo - Sondagens de simples reconhecimentos com SPT - Método de ensaio.

Foto 1: Preparação do barrilete para início da sondagem a percussão.

O "Standart Penetration Test" (SPT) também chamado de ensaio de penetração padronizado, é executado no transcorrer da sondagem a percussão com o propósito de se obterem índices de resistência à penetração do solo..

É a técnica de investigação geotécnica mais popular, devido ao baixo custo e à simplicidade do equipamento,  além de possibilitar em uma única operação:

  • a retirada de amostras;
  • a determinação do nível de água;
  • a medida de resistência à penetração, que pode ser correlacionado com métodos semi-empíricos de projeto.

O SPT é o ensaio mais utilizado na prática de Engenharia de Fundações.

Para cravar o barrilete, é usado o impacto de uma massa metálica de 65 Kg, denominada martelo, caindo em queda livre de 75 cm de altura sobre um ressalto situado na parte superior do hasteamento a ele conectado. O resultado do ensaio SPT corresponde à quantidade de golpes necessária para fazer penetrar, no fundo do furo, o barrilete amostrador nos seus últimos 30 cm. São feitas anotações da penetração do barrilete em centímetros, quando o martelo é simplesmente apoiado ou golpeado sobre o ressalto. A medida correspondente à penetração obtida por simples apoio ou zero de golpes pode ser expressiva em solos moles. Na penetração, por batida do martelo, é contado o número de golpes aplicados para a penetração de cada terça parte (aproximada) dos 45 cm do barrilete amostrador. Em cada teste, deve ser feita a penetração total dos 45 cm do barrilete  ou até que a penetração seja inferior a 5 cm após 10 golpes consecutivos, não se computando os cinco primeiros golpes do ensaio, ou quando o número de golpes alcançar 50 em um mesmo ensaio. A cada SPT, prossegue-se o avanço da sondagem empregando-se o trado (acima do nível de água) ou lavagem (abaixo do nível de água) até a profundidade do novo ensaio. 

Foto 2: Equipe Suporte Solos durante sondagem de campo.

Precisando de Sondagens ou Ensaios Geotécnicos? 

 

SUPORTE pode te ajudar! 

Solicite um orçamento através do e-mail: orcamento@suportesolos.com.br

 

Mais SEGURANÇA para a sua obra! 

 

Contrate a SUPORTE e conheça o diferencial de nosso fluxo de trabalho que inclui a coleta de DADOS diretamente do campo com sondadores utilizando o aplicativo SOND na execução das Sondagens. A transformação digital do mercado, com entrega dos resultados em formato CSV e AGS, extensão de arquivo compatível com os softwares de modelagem BIM.



Bibliografia recomendada:

ABNT NBR 6484/01 - Solo - Sondagens de simples reconhecimentos com SPT - Método de ensaio: acesse aqui

Solicite um Orçamento

  Atendimento Comercial:        (19) 9.9918-5086
        
  E-mail:     comercial@suportesolos.com.br