CONTATO
Rafael de Almeida
(11) 9.8708-0850
rafael@passoavanti.com.br
O 22º episódio do Exame Infra Podcast marca uma conversa estratégica com Guilherme Theo Sampaio, diretor-geral da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), sobre o robusto pipeline de concessões previsto para 2026 e os desafios regulatórios em um setor que movimenta bilhões em CAPEX.
Guilherme antecipou que a agência pretende realizar 12 leilões de rodovias e 3 de ferrovias no próximo ano, além de confirmar que o leilão da Ferrogrão será realizado no 1º semestre de 2026, após avanços nas questões ambientais e no modelo jurídico.
Durante a entrevista, o diretor destacou a importância de preparar projetos com maturidade técnica, ambiental e regulatória, além de garantir previsibilidade e segurança jurídica para atrair investidores de longo prazo. A ANTT vem promovendo uma agenda de diálogo com o setor privado e atualizando seus marcos regulatórios, com foco em performance, inovação e sustentabilidade.
Pipeline de concessões 2026: rodovias e ferrovias em leilão
Status do projeto da Ferrogrão e previsão para o certame
Avanços na regulação baseada em performance e inovação
O papel da ANTT na integração logística nacional
A visão de futuro para o transporte terrestre brasileiro
“O Brasil está em um novo momento. A logística é a espinha dorsal da competitividade nacional e a ANTT tem responsabilidade direta nessa transformação.”