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EXAME Infra - Episódio 15 - Fernando Vernalha - Repactuação de rodovias atraem poucos players mas Fernão Dias deve ter disputa

No 15º episódio do Exame Infra Podcast, recebemos Fernando Vernalha, advogado especialista em infraestrutura, para uma conversa sobre dois temas centrais da agenda de investimentos no Brasil: os desafios para alcançar a universalização do saneamento básico e as perspectivas para a repactuação de concessões rodoviárias.

Universalização do Saneamento: Regionalização como peça-chave

Vernalha destacou que, embora a participação privada no setor tenha crescido de 6% para 30% — com expectativa de chegar a 50% até 2026 —, a meta de universalização até 2033 (99% de abastecimento de água e 90% de tratamento de esgoto) segue distante.
O principal gargalo está nos municípios isolados, que operam sem contratos robustos e sem estrutura técnica para desenvolver projetos sustentáveis. Sem regionalização efetiva, esses municípios ficam de fora dos blocos mais atrativos para investimentos.
Ele reforçou a necessidade de um programa nacional de capacitação para gestores locais, com manuais, padrões técnicos e apoio jurídico, permitindo que pequenas cidades consigam acessar recursos e estruturar concessões viáveis.


Repactuação de Rodovias: Pouca concorrência, mas Fernão Dias em evidência

Ao abordar a repactuação de concessões rodoviárias, Vernalha apontou que os primeiros leilões registraram baixa concorrência. Muitos operadores evitam esse modelo devido a passivos herdados e preferem disputar novos projetos.
No entanto, ele vê a BR-381 (Fernão Dias) como exceção: com contrato reconfigurado, previsão de R$ 15 bilhões em investimentos e extensão até 2040, a rodovia — que liga São Paulo a Belo Horizonte — deve atrair múltiplos players. O novo desenho contratual, mais equilibrado, aumenta a atratividade e pode gerar uma disputa relevante no leilão.


Temas em destaque no episódio:

  • Atrasos na universalização do saneamento por falta de regionalização efetiva.

  • Avanços privados no setor, mas ainda insuficientes para atingir a meta de 2033.

  • Necessidade de capacitação técnica para municípios isolados.

  • Repactuação de rodovias como alternativa eficiente para contratos problemáticos.

  • Fernão Dias como exemplo de projeto com alto potencial competitivo.


Assista ao episódio com o Fernando VernalhaClique aqui para assistir no YouTube

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