CONTATO
Rafael de Almeida
(11) 9.8708-0850
rafael@passoavanti.com.br
Secas prolongadas e enchentes históricas têm colocado à prova os contratos de concessão no setor de saneamento. Em entrevista à Exame, o CEO da Aegea, Radamés Casseb, defendeu a necessidade de adaptar esses contratos para lidar com os efeitos das mudanças climáticas, com mais flexibilidade e mecanismos de compartilhamento de riscos. Segundo ele, o atual modelo não considera eventos extremos que já impactam regiões como Mato Grosso e Rio Grande do Sul.
Em um cenário de eventos extremos, como estiagens prolongadas e enchentes severas, o modelo atual precisa evoluir para dar conta dos riscos crescentes e da necessidade de adaptação por parte das concessionárias.
Segundo Casseb, o setor de saneamento deve incorporar de forma mais estruturada as variáveis climáticas nos contratos, especialmente em regiões que enfrentam sazonalidade acentuada. “Há que se repensar o equilíbrio econômico-financeiro frente a eventos que não estavam previstos”, afirmou.
A entrevista integra uma série de conteúdos especiais que antecedem o episódio do Exame Infra Podcast com Radamés Casseb, que estará no ar em breve, debatendo os principais desafios e oportunidades do setor.
Leia a matéria completa publicada pela Exame: