"O futuro não é o lugar para onde estamos indo, mas o lugar que hoje estamos construindo."

foto - Sondagens - Qual a diferença entre os tipos de Sondagens?
Sondagens - Qual a diferença entre os tipos de Sondagens?

Sondagem a trado (ST): É um método de investigação geológica-geotécnica que utiliza a ferramenta de trado, um tipo de amostrador de solo constituído de lâminas cortantes, pode ter forma convexa (trado concha) ou espiralada (trado helicoidal ou espiral). Este serviço possibilita a identificação dos horizontes de solo, determinação da profundidade do nível d’água (quando existente) e a coleta deformada de amostra de solo, em quantidade suficiente, para executar os ensaios laboratoriais. Quando especificado pelo cliente, junto com o serviço de coleta, são executados os ensaios de densidade e de umidade in situ.

Figura 1. Sondagem a Trado (ST).


Sondagem a percussão (SP): É um método de investigação geológica-geotécnica que consiste em uma sondagem de simples reconhecimento de solo, utilizando a ferramenta de trado ou o trepano de lavagem (abaixo do N.A.), acompanhado do ensaio SPT (Standart Penetration Test). É a metodologia mais tradicional de investigação geotécnica, possibilita a identificação dos horizontes de solo e a determinação da resistência NSPT a cada metro investigado, na ocorrência de lençol freático a profundidade do N.A. (nível d'agua) é identificada.

Esta metodologia ainda possibilita a execução de ensaios adicionais in situ, aproveitando-se da perfuração, como exemplo o ensaio de permeabilidade das camadas de solo.


Figura 2. Sondagem a Percussão (SP).


Sondagem rotativa (SR): É um método de investigação geológica-geotécnica que utiliza um conjunto motomecanizado projetado para obtenção de amostras de materiais rochosos contínuas e com formato cilíndrico (testemunho). Possibilita a identificação dos materiais rochosos atravessados e a determinação de parâmetros específicos como: designação da qualidade da Rocha (RQD), recuperação, alteração e fraturamento.


Figura 3. Caixa de Testemunho de Sondagem Rotativa (SR).


Sondagem mista (SM): É um método de investigação geológica-geotécnica que consiste na execução da sondagem a percussão e da sondagem rotativa em um mesmo furo, utilizado para caracterizar os parâmetros do solo e da rocha ao longo da profundidade. No caso de ocorrência de matacões ou blocos de rocha esse tipo de sondagem possibilita ultrapassar o matacão ou blocos de rocha e prosseguir com a determinação do NSPT (solo).


Figura 4. Sondagem Mista (SM) sobre flutuante


Precisando de Sondagens? 

A Suporte pode te ajudar! Solicite um orçamento através do e-mail: orcamento@suportesolos.com.br


Solicite um Orçamento

  Atendimento Comercial:        (19) 9.9918-5086
        
  E-mail:     comercial@suportesolos.com.br