"O futuro não é o lugar para onde estamos indo, mas o lugar que hoje estamos construindo."

foto - Sondagem Rotativa (SR) - Como deve ser a Amostragem?
Sondagem Rotativa (SR) - Como deve ser a Amostragem?

A amostragem deverá ser contínua e total, mesmo em materiais incoerentes ou muito fraturados, permitindo a obtenção de informações geológicas de interesse à caracterização do maciço rochoso. Os testemunhos não deverão se apresentar fraturados ou roletados pela ação mecânica do equipamento de sondagem. 

A relação entre a extensão do trecho perfurado e o comprimento total do testemunho obtido, conhecida como recuperação, deverá ser calculada e expressa em porcentagem, não podendo ser inferior a 95% por manobra, exceto quando autorizado pela Fiscalização. Para medir a recuperação, as partes do testemunho deverão ser justapostas na caixa de amostra ou na calha de descrição recompondo-se tanto quanto possível, a situação anterior à perfuração. 

As operações de retiradas das amostras do barrilete e de seu acondicionamento nas caixas deverão ser feitas cuidadosamente, de maneira a serem mantidas as posições relativa dos testemunhos coletados, 

Caso seja necessário quebrar o testemunho para acondicioná-lo na caixa de amostra, o local de quebra deverá ser assinalado por dois riscos paralelos, com tinta indelével, traçados transversalmente à quebra.

As amostras serão acondicionadas em caixas de plástico. Nos casos de serem acondicionadas amostras com diversos diâmetros numa mesma caixa, deverão ser colocados calços no fundo e nas laterais das divisões das caixas, de maneira a garantir a imobilidade dos testemunho durante o manuseio. As caixas deverão ter tampa. Quando for executada sobre flutuante, a profundidade começa a contar abaixo da lâmina de água.

Na tampa e em um dos lados menores da caixa, deverão ser anotados, com tinta indelével, os seguintes dados:

  • número do furo;
  • nome da obra e do cliente;
  • local;
  • número da caixa e o número de caixas do furo.

Os testemunhos deverão ser colocados nas caixas, após cada manobra, com a parte superior da manobra do lado esquerdo do observador. As amostras subsequentes deverão ser colocadas na caixa, sempre guardando o andamento da esquerda para a direita, na sequência crescente de profundidade das amostras.

As amostras de cada manobra deverão ser separadas por um taco de madeira, posicionado transversalmente na canaleta da caixa de amostra. Nesse taco, deverá ser escrita a profundidade do furo com caneta esferográfica ou tinta indelével. No último taco, colocado após a última manobra, deverá constar, além da profundidade final do furo, a palavra "Fim".

No caso de ser empregado, no início do furo ou num determinado intervalo, avanço de sondagem pelo processo a percussão, as amostras assim coletadas deverão ser acondicionadas na mesma caixa de amostra da sondagem rotativa, segundo a sequência de sua obtenção. 

As caixas de amostras deverão permanecer guardadas à sombra, em local ventilado, até o final da sondagem, quando serão transportadas para o local indicado pela Fiscalização.

Para descrição dos testemunhos, o executor deverá disponibilizar um local arejado, com iluminação adequada e protegido por intempéries, bem como a calha para descrição ou bancada para posicionamento das caixas de testemunhos. 


Precisando de sondagem? 

A Suporte pode te ajudar! Solicite um orçamento através do e-mail: orcamento@suportesolos.com.br


Bibliografia recomendada:

Manual de Sondagens/ Coordenador Ivan José Delatim; comissão coordenadora Elisângela Oliveira [et al.]. 5.Edição, São Paulo: ABGE - Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental, 2013.


Leia também:

Sondagem Rotativa (SR): A Execução da Sondagem: acesse aqui

Sondagem Rotativa (SR) - Equipamentos, Ferramentas e Procedimentos: acesse aqui

Sondagem Rotativa (SR) - Como deve ser identificada?: acesse aqui

Sondagem Rotativa (SR) - Procedimentos para perfuração em solo: acesse aqui

Sondagem Rotativa (SR) -  O que é?: acesse aqui

Sondagem a Percussão (SP) - Procedimentos - Execução com qualidade, eficiência e segurança: acesse aqui

Sondagem a Percussão (SP) - Equipamentos e Ferramentas - itens necessários.: acesse aqui

Solicite um Orçamento

  Atendimento Comercial:        (19) 9.9918-5086
        
  E-mail:     comercial@suportesolos.com.br