Sondagem Mista é um método de investigação que conjuga a sondagem a percussão para o trecho em solo e a sondagem rotativa para o trecho em rocha. Dessa forma, aplicam-se às sondagens mistas os mesmos procedimentos das sondagens rotativas e das sondagens a percussão, estas somente no que se refere ao ensaio SPT e à amostragem.
As sondagens mistas são utilizadas quando é necessário executar ensaios SPT no trecho em solo de uma sondagem rotativa. A passagem do método de sondagem a percussão para o método rotativo deve ser feita, obrigatoriamente, ao ser atingido o impenetrável ao SPT, sem recorrer ao método de lavagem para o avanço da perfuração.
Essas medidas são necessárias, porque o método de lavagem não permite a obtenção de amostras representativas, como geralmente ocorre com a execução de ensaios SPT com número de golpes acima de 50. Dessa forma, para permitir a obtenção de amostras representativas do trecho de transcrição entre solo e rocha, a passagem para o método rotativo deve ser feita ao ser atingido o impenetrável ao SPT.
Foto 01: Equipe Suporte Solos em campo durante sondagem mista.
É por meio Sondagem Mista que são fornecidas as seguintes informações: Tipos de solos - granulometria, presença de acessórios e cor - espessura das camadas, índices de compacidade/resistência dos solos, profundidade do lençol freático (se ocorrer), descrição litológica e os parâmetros geomecânicos das rochas - recuperação, graus de coerência, faturamento e alteração, rugosidade, inclinação, paredes e preenchimento das descontinuidades e a qualidade da rocha RQD - Rock Quality Designation.
Para a execução da Sondagem Mista (SM), as empresas executoras deverão obedecer os procedimentos previstos nas especificações técnicas de Sondagem Rotativa (SR) e de Sondagem a Percussão (SP), assuntos abordados nesse blog nos textos:
Foto 02: Amostras de solo com Testemunho de Rocha em caixa de plástico,
No horizonte do solo deverão ser executados ensaios SPT a cada metro perfurado.
Nos trechos acima do nível de água entre os ensaios SPT, o avanço da perfuração poderá ser feito a trado ou por método de rotação com barrilete amostrador com diâmetro HW. Abaixo do nível de água, a perfuração seguirá pelo método rotativo, com perfuração cuidadosa, utilizando-se coroa e barrilete apropriados para a recuperação de amostras do solo. Deverá ser utilizado revestimento compatível com o diâmetro da perfuração.
A passagem para o método de sondagem rotativa deverá ser feita ao ser atingido o impenetrável ao SPT, ou seja, quando se identificar ao logo da perfuração:
O procedimento anterior tem por objetivo assegurar a amostragem de material atravessado, permitindo sua classificação geológico-geotécnica. Dessa forma, não será permitido o avanço pelo método de sondagem a percussão após o impenetrável ao SPT, tampouco será permitida a execução de ensaios SPT, quando forem obtidos índices acima de 50 golpes.
Em nenhuma hipótese será permitido o avanço na perfuração pelo método de lavagem.
Precisando de Sondagens ou Ensaios Geotécnicos?
A SUPORTE pode te ajudar!
Solicite um orçamento através do e-mail: orcamento@suportesolos.com.br
Mais SEGURANÇA para a sua obra!
Contrate a SUPORTE e conheça o diferencial de nosso fluxo de trabalho que inclui a coleta de DADOS diretamente do campo com sondadores utilizando o aplicativo SOND na execução das Sondagens. A transformação digital do mercado, com entrega dos resultados em formato CSV e AGS, extensão de arquivo compatível com os softwares de modelagem BIM.