"O futuro não é o lugar para onde estamos indo, mas o lugar que hoje estamos construindo."

foto - Sondagem a Percussão (SP) - Procedimentos - Execução com qualidade, eficiência e segurança.
Sondagem a Percussão (SP) - Procedimentos - Execução com qualidade, eficiência e segurança.

A sondagem deverá ser iniciada só após a limpeza de uma área que permita o desenvolvimento de todas as operações sem obstáculos e a abertura de um sulco ao seu redor para desviar as águas de enxurradas. Quando for necessária a construção de uma plataforma, esta deverá ser totalmente assoalhada e cobrir, no mínimo a área delimitada pelos pontos de fixação do tripé. Nos centros urbanos, deve-se montar uma estrutura que permita o total confinamento da equipe e dos equipamentos na área em que será executada a sondagem, que garanta segurança aos transeuntes e condições de trabalho à equipe.

Junto ao local de execução do furo, deverão ser cravados um piquete e uma estaca com a identificação da sondagem. O piquete servirá de ponto de referência para medidas de profundidade e para amarração topográfica. 

As sondagens deverão ser iniciadas utilizando-se o trado concha até onde possível, passando-se a utilizar o trado helicoidal, quando se tornar possível o avanço com trado de concha.

A perfuração acima do lençol freático deverá ser feita com trado, exceto no caso de se encontrar material impermeável à perfuração.

No caso de ser atingido o lençol freático, ou quando o avanço do trado helicoidal for inferior a 5 cm em 10 minutos de operação contínua de perfuração, poderá se passar para o método de percussão com circulação de água (conhecido como método de lavagem). Para tanto, é obrigatória a cravação de revestimento.

Quando o avanço se fizer por lavagem, deve-se erguer o sistema de circulação de água a 30 cm a partir do fundo do furo. Durante sua queda livre, deve-se imprimir, manualmente, um movimento de rotação no hasteamento.

Os detritos pesados, não carreados com a circulação de água, deverão ser retirados com bomba-balde (conhecido como baldinho) munida de válvula de pé. 

O controle das profundidades do furo, com precisão de 1 cm deverá ser feito pela diferença entre o comprimento total das hastes com a peça de perfuração e a sobra delas, em relação ao piquete de referência fixado junto à boca do furo.

No caso de a sondagem atingir o nível freático, a sua profundidade deverá ser anotada. Deve-se garantir a estabilização do nível de água encontrado com leituras a cada 5 minutos, durante 30 minutos. O nível de água estará estabilizado quando obtiver 3 leituras consecutivas em intervalos de tempos iguais.

Quando ocorrer artesianismo não surgente, deverá ser registrado o nível estático; no caso de artesianismo surgente, deverão ser realizadas medidas e é preciso indicar a profundidade de interceptação da água.

Os níveis de água e as vazões deverão ser medidos todos os dias, antes do início dos trabalhos e na manhã seguinte à conclusão da sondagem. A critério da fiscalização, a última medida poderá ser feita seis horas antes de concluída a sondagem.


Precisando de sondagem? 

A Suporte pode te ajudar! Solicite um orçamento através do e-mail: orcamento@suportesolos.com.br


Bibliografia recomendada:

ABNT NBR 6484/01 - Solo - Sondagens de simples reconhecimentos com SPT - Método de ensaio: acesse aqui


Referência Bibliográfica:

Manual de Sondagens/ Coordenador Ivan José Delatim; comissão coordenadora Elisângela Oliveira [et al.]. 5.Edição, São Paulo: ABGE - Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental, 2013.


Leia também:

Sondagem a Percussão (SP) - Equipamentos e Ferramentas - itens necessários.: acesse aqui

Sondagem a Percussão (SP) - Identificação dos furos - Como fazer de forma padronizada?. acesse aqui 

Sondagem a Percussão (SP) - Ensaio SPT - A técnica mais popular de investigação geotécnica.acesse aqui.

Sondagem a Percussão (SP) - O que é? Qual é Norma (ABNT) de Referência?acesse aqui.

Sondagens a Percussão (SPT), preciso mesmo fazer?: acesse aqui

Alerta: Cuidado ao contratar serviços de sondagem!: acesse aqui

Solicite um Orçamento

  Atendimento Comercial:        (19) 9.9918-5086
        
  E-mail:     comercial@suportesolos.com.br