"O futuro não é o lugar para onde estamos indo, mas o lugar que hoje estamos construindo." 

foto - O ensaio ISC - Índice de Suporte Califórnia, também conhecido como CBR - California Bearing Ratio e suas normas técnicas
O ensaio ISC - Índice de Suporte Califórnia, também conhecido como CBR - California Bearing Ratio e suas normas técnicas

O Ensaio CBR  - California Bearing Ratio  foi concebido pelo Departamento de Estradas de Rodagem da Califórnia (EUA) e serve para avaliar a resistência dos solos. É um método de ensaio, adotado por vários órgãos rodoviários no Brasil e no mundo. Esse ensaio foi desenvolvido pelo engenheiro O. J. Porter, e posteriormente aprimorado pelo United States Corps of Engineers (USACE), com o objetivo de integrar no dimensionamento de pavimentos rodoviários, determinando a capacidade de suporte de um solo compactado. Foi introduzido no Brasil em 1966 pelo engenheiro Murillo Lopes de Souza, e adaptou-se à realidade brasileira. 

Consiste na determinação da relação entre a pressão necessária para produzir uma penetração de um pistão num corpo de prova de solo e a pressão necessária para produzir a mesma penetração numa mistura padrão de brita estabilizada granulometricamente. Essa relação é expressa em porcentagem. A expansão é medida com o corpo de prova em imersão. O ensaio CBR é conduzido de acordo com as normas ASTM D1883, NBR 9895 e DNER-ME 049/94.

Imagem 1: Laboratório de CBR Suporte Solos - Laboratório Geotécnico.

Determinação do Índice de Suporte Califórnia (CBR) - Ensaio Geotécnico - Norma ABNT 9895

A Norma ABNT NBR 9895:2016 - Versão corrigida 2017 especifica o método para determinação do valor do índice de suporte Califórnia e da expansão de solos em laboratório, utilizando amostras deformadas, não reusadas, de material que passa na peneira de 19 mm, com o mínimo de cinco corpos de prova.

Acesse o catalogo ABNT contendo essa norma técnica.


Imagem 2: Laboratório de CBR Suporte Solos - Alta capacidade de realização de ensaios.


Determinação do Índice de Suporte Califórnia (CBR) - Ensaio Geotécnico - Norma DNIT

Esta norma fixa os procedimentos para determinação do Índice de Suporte Califórnia (ISC) de solos em laboratório,  utilizando-se amostras deformadas e não trabalhadas de material que passa na peneira de 19 mm. Prescreve a aparelhagem necessária, o ensaio, o cálculo da expansão, as condições para obtenção dos resultados e apresenta uma curva de compactação. 

A presente Norma foi preparada pelo Instituto de Pesquisas Rodoviárias PR/DPP para servir como documento base, visando estabelecer os procedimentos para determinação do valor relativo do suporte de solos utilizando- se amostras deformadas não trabalhadas de material que passa na peneira de 19 mm, correspondente à umidade ótima e massa específica aparente seca máxima.

Está formatada de acordo com a Norma DNIT 001/2009  PRO e cancela e substitui a Norma DNER ME 049/94.

Acesse a norma técnica completa do DNIT


Imagem 3: Laboratório de CBR Suporte Solos - rompimento do corpo de prova.


Determinação do Índice de Suporte Califórnia (CBR) - Ensaio Geotécnico - Norma ASTM D1883

Este método ASTM 1883 é usado para avaliar a força potencial de subleito, sub-base e materiais do curso de base, incluindo materiais reciclados para uso no projeto de pavimentos de estradas e aeródromos. O valor de CBR obtido neste teste é parte integrante de vários métodos de projeto de pavimentos.

Para aplicações, onde o efeito do teor de água de compactação em CBR é pequeno, tal como materiais sem grão, coesos, ou onde é feita uma tolerância para o efeito de diferentes teores de água de compactação no procedimento de projeto, o CBR pode ser determinado no teor ótimo de água de um esforço de compactação especificado. O peso específico da unidade seca é normalmente a porcentagem mínima de compactação permitida pela especificação de compactação de campo do cliente.

Para aplicações onde o efeito do teor de água de compactação em CBR é desconhecido ou onde é desejado contabilizar seu efeito, o CBR é determinado para uma faixa de conteúdo de água, geralmente a faixa de conteúdo de água permitida para compactação de campo usando o cliente protocolo ou especificação para compactação de campo.

Os critérios para a preparação de amostras de material de auto-cimentação (e outros) que ganham força com o tempo devem ser baseados em uma avaliação de engenharia geotécnica. Conforme orientado pelo cliente, os materiais de auto-cimentação devem ser devidamente curados até que as relações de mancal que representam condições de serviço de longo prazo possam ser medidas.

NOTA: A qualidade dos resultados produzidos por esta norma depende da competência do pessoal que a executa e da adequação do equipamento e das instalações utilizadas. As agências que atendem aos critérios da Prática D3740 são geralmente consideradas capazes de realizar testes / amostragens / inspeções / testes competentes e objetivos. Os usuários desta norma são advertidos de que a conformidade com a Prática D3740 não garante, por si só, resultados confiáveis. Resultados confiáveis dependem de muitos fatores; A prática D3740 fornece um meio de avaliar alguns desses fatores.


Assista o vídeo Ensaio de CBR e Expansão (CBR)


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