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Metodologia de Ensaios MCT - Ensaios Geotécnicos - Fluxograma dos Grupos de Ensaios

Os órgãos rodoviários nacionais, ao longo de décadas, empregaram em suas obras viárias o método de classificação de solos HRB. Com base na justificativa de que a aplicabilidade dos procedimentos tradicionais levava a resultados insatisfatórios, quanto ao desempenho estrutural dos solos tropicais finos, Nogami e Villibor (1981) desenvolveram a Metodologia de ensaios MCT (Miniatura Compactada Tropical)

A metodologia MCT caracteriza-se pela determinação de propriedades mais representativas do comportamento dos solos tropicais (contração, penetração e permeabilidade), tendo-se em vista a sua utilização em obras viárias em geral e, em particular, as de pavimentação.

Embora não tenha o impacto internacional merecido, a classificação MCT poderia ser empregada com sucesso em países com clima tropical úmido onde existem abundantes ocorrências de solos finos lateríticos ou não lateríticos, que, neste critério são denominados respectivamente solos de comportamento laterítico e solos de comportamento não laterítico (BALBO, 2007).

Conforme Villibor et. al. (2007), a designação MCT (Miniatura Compactada Tropical) é proveniente da utilização, nos ensaios, de corpos de prova de dimensões reduzidas (corpos de prova com 50 mm de diâmetro) em solos tropicais compactados e abrangem dois grupos de ensaios, a saber: Mini-CBR e Mini-MCV.

Apresenta-se, a seguir, fluxograma com os diferentes grupos de ensaios da Metodologia MCT.


Figura 1 - Fluxograma dos Grupos de Ensaios da Metodologia MCT.

É importante ressaltar que após inúmeras publicações técnicas fundamentadas nos trabalhos de Nogami e Villibor (1981), os procedimentos tradicionais vêm sendo substituídos pela classificação MCT. Como exemplo disso, podem-se apresentar as atuais instruções de projeto da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP) e do Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo (DER/SP) que já exigem esta classificação como preceito de projeto.

Os ensaios necessários para classificar os solos finos conforme procedimento de Classificação MCT são os ensaios de Compactação Mini-MCV e de Perda de massa por Imersão. Esses dois ensaios são imprescindíveis para classificar os solos tropicais. No entanto, Villibor et. al. (2007), recomenda além do ensaio de Capacidade de Suporte Mini-CBR, alguns ensaios associados que tem como principal objetivo analisar as características dos solos e a sua viabilidade como camada de base de pavimento, sendo eles: ensaio de Expansão, Contração, Infiltrabilidade e Permeabilidade.

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Referência Bibliográfica:

BALBO, J.T., Pavimentação asfáltica - materiais, projeto e restauração. São Paulo: Oficina de Textos, 2007. 

MALANCONI, M. Considerações sobre misturas de solos tropicais estabilizados quimicamente para uso como camada de pavimento urbano. Dissertação de Mestrado. São Carlos : UFSCar, 2013. 

NOGAMI, J.S. & VILLIBOR, D.F. Uma nova classificação de solos para finalidades rodoviárias. Simpósio Brasileiro de Solos Tropicais em Engenharia, Rio de Janeiro, 1981.

NOGAMI, J.S. & VILLIBOR, D.F. Pavimentação de baixo custo com solos lateríticos. São Paulo: Villibor, 1995. 

VILLIBOR, D.F. et all. Pavimentos de baixo custo para vias urbanas:  bases alternativas com solos lateríticos. São Paulo: Arte & Ciência, 2007.


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