"O futuro não é o lugar para onde estamos indo, mas o lugar que hoje estamos construindo." 

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Método MeDiNa – Conheça mais sobre o método e como se torna necessário realizar os ensaios dinâmicos

Os projetos de pavimento asfáltico são normalmente dimensionados para atingir uma vida útil de 10 anos. No entanto, para que isso ocorra existe a necessidade, além da manutenção periódica e da gestão de sua degradação, de garantir o desempenho estrutural previsto no dimensionamento do pavimento, desde o comportamento do solo do subleito as solicitações de cargas dinâmicas até o desempenho à fadiga da camada de revestimento.

Imagem 1: Realização de Ensaio Triaxial Dinâmico - Suporte Solos

É comum a malha rodoviária brasileira necessitar de intervenções precoces, soluções de reforço ou recuperação estrutural para atingir a vida útil de projeto. Os problemas precoces podem estar relacionados a diversos fatores, tais como: qualidade dos materiais, controle tecnológico da obra, qualidade da mistura asfáltica, desempenho à fadiga e à deformação permanente dos insumos utilizados – fatores e critérios que o método empírico de dimensionamento do DNIT (critério do CBR) não considera.

Deste modo, para a elaboração de um projeto de pavimento, se faz necessário considerar os diversos fatores que podem interferir na vida útil do pavimento: clima, tráfego e o desempenho estrutural dos materiais a serem empregados. 

Com a necessidade de agrupar essas condições de contorno, intrínsecas as estruturas do pavimento, foi criado o Método MeDiNa. O nome é uma homenagem ao professor Jacques de Medina, percursor da Mecânica dos Pavimentos no Brasil, e contém em sua nomenclatura as iniciais: ME – DI - NA referente à Método de Dimensionamento Nacional.

O novo método de dimensionamento de pavimentos estabelece um procedimento de cálculo da resposta da estrutura em termos de tensões, deformações e deflexões (ou deslocamentos), de acordo com o tráfego previsto ano a ano, obtendo, assim, os danos acumulados com o tempo. Todos esses resultados são calculados com base na Mecânica dos Pavimentos aplicada ao sistema de camadas da estrutura a ser avaliada/dimensionada.

Deste modo o método necessita de parâmetros de entrada, tais deles obtidos através da realização de ensaios que permitam a determinação das características mecânicas dos materiais a serem utilizados no pavimento. 


Imagem 2: Corpo de prova durante Ensaio Triaxial Dinâmico - Suporte Solos

Com o novo Método de Dimensionamento Nacional torna-se necessário, além da campanha de ensaios tradicionais de caracterização do solo do subleito e dos demais materiais granulares, cimentícios e asfálticos - a serem empregados na estrutura do pavimento - deve-se também incluir os ensaios de Módulo de Resiliência DNIT 134-2018 e Deformação Permanente DNIT 179-2018.

A execução de ensaios dinâmicos torna-se essencial, tendo em vista a necessidade de “input” do comportamento resiliente dos materiais (solo, granular, cimentícios e asfálticos) no novo método de dimensionamento nacional.

Para manter o compromisso de auxiliar nossos clientes na tarefa de fornecer dados e parâmetros indispensáveis para subsidiar projetos e grandes obra de Infraestrutura, a Suporte se estruturou para atender também a demanda de ensaios dinâmicos. Após período de implantação, treinamentos e validações técnicas, a Suporte se consolida no mercado garantindo: qualidade, prazo e custo-benefício aos nossos parceiros.

Imagem 3: Equipamento para realização de Ensaio Triaxial Dinâmico - Suporte Solos


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