O dimensionamento de pavimentos rodoviários é essencial para a durabilidade e segurança das rodovias. No Brasil, a Instrução de Serviço IS-247, desenvolvida pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), estabelece diretrizes para a elaboração de projetos de pavimentos usando o Método de Dimensionamento Nacional (MeDiNa). Este método representa um avanço significativo, pois adapta o dimensionamento de pavimentos às características geotécnicas e climáticas brasileiras, utilizando parâmetros específicos, como o Módulo de Resiliência (MR) do subleito, para assegurar o desempenho adequado das rodovias sob tráfego intenso.
Objetivo e Importância da IS-247
A IS-247 padroniza o processo de dimensionamento de
pavimentos, promovendo métodos que refletem fielmente as condições de uso e de
suporte das rodovias no Brasil. Com a IS-247, o DNIT busca:
Reduzir custos de manutenção e intervenções ao longo da vida
útil das rodovias.
Melhorar a segurança e o conforto dos usuários, por meio de
pavimentos dimensionados para suportar as cargas previstas de forma eficiente.
Imagem 1: Corpo de prova - Ensaio Triaxial Dinâmico - Suporte Solos
Método de Dimensionamento Nacional (MeDiNa)
O MeDiNa é baseado em modelos mecanístico-empíricos, que
combinam parâmetros físicos dos materiais e simulações de carga para prever o
desempenho do pavimento ao longo do tempo. Diferente de métodos empíricos
tradicionais, o MeDiNa utiliza parâmetros como o Módulo de Resiliência (MR) e o
coeficiente de variação do subleito para projetar pavimentos de forma mais
personalizada e precisa. Essa abordagem permite prever o comportamento
estrutural do pavimento sob diferentes condições de tráfego e clima, essencial
para um país de dimensões continentais como o Brasil.
Imagem 2: Equipamento de Ensaio Triaxial Dinâmico - Suporte Solos
Módulo de Resiliência (MR) nos Ensaios de Subleito
Um dos aspectos técnicos centrais da IS-247 é a inclusão do
Módulo de Resiliência (MR) como parâmetro essencial nos ensaios de subleito. O
MR mede a capacidade do solo de se deformar elasticamente sob a aplicação de
cargas repetidas, simulando condições reais de tráfego. Este parâmetro é
crítico para o dimensionamento de pavimentos, pois:
Permite a identificação de segmentos homogêneos de subleito,
facilitando o projeto de camadas de pavimento com características mais
uniformes.
Apoia decisões sobre a necessidade de estabilização ou
reforço do solo, quando valores de MR indicam baixa capacidade de suporte.
A IS-247 recomenda que o MR seja determinado conforme os
ensaios normalizados pelo DNIT 134/2018 e DNIT 135/2018, que garantem a
precisão e a reprodutibilidade dos resultados.
Procedimentos Técnicos e Diretrizes Específicas da IS-247
Para a realização de estudos conforme a IS-247, algumas
etapas e requisitos técnicos devem ser cumpridos:
Aplicação de Normas Técnicas Complementares: A IS-247 é complementada por outras normas, como DNIT 181/2018 (para métodos de avaliação do MR), que visam garantir que os dados obtidos nos ensaios atendam a padrões de confiabilidade e precisão.
Imagem 3: Equipamento de Ensaio Triaxial Dinâmico - Suporte Solos
Benefícios da Aplicação do MeDiNa
O uso da IS-247 e do MeDiNa traz uma série de benefícios
técnicos e econômicos para o dimensionamento de pavimentos no Brasil:
Adequação ao clima brasileiro: A IS-247 permite que os
projetos de pavimento levem em conta a variação climática e as condições
específicas do solo em diferentes regiões.
Desempenho aprimorado sob tráfego intenso: O MeDiNa assegura
que os pavimentos sejam dimensionados para suportar os volumes e pesos de
tráfego previstos, aumentando a segurança e a eficiência da rodovia.
Imagem 4: Realização de Ensaio Triaxial Dinâmico - Suporte Solos
Desafios e Considerações para a Implementação
Apesar dos benefícios, a implementação da IS-247 e do MeDiNa
exige infraestrutura laboratorial especializada e capacitação técnica,
especialmente para a realização de ensaios de MR e para o uso de modelos
mecanístico-empíricos. Além disso, a variabilidade do subleito brasileiro
representa um desafio na definição de segmentos homogêneos, sendo necessária
uma abordagem criteriosa para garantir que os resultados dos ensaios sejam
representativos.
Imagem 5: Rastreabilidade de Amostra - Corpo de Prova para Ensaio Triaxial Dinâmico - Suporte Solos
Experiência da Suporte no Atendimento às Exigências da
IS-247
Ao longo dos últimos 13 anos, a Suporte tem realizado inúmeros ensaios de subleito para concessionárias de rodovias e empresas de projeto, contribuindo diretamente para a implementação de projetos rodoviários mais seguros e duráveis. A Suporte foi uma das pioneiras no setor a adquirir e operar um equipamento de triaxial dinâmico, o que possibilitou a realização de ensaios de Módulo de Resiliência (MR) e Deformação Permanente (DP) com precisão avançada. Esse investimento, feito com a visão de acompanhar os avanços técnicos e normas, permite que nossa equipe compreenda em detalhe o comportamento do solo em termos de sua capacidade de deformar elasticamente sob cargas repetidas, essencial para o sucesso dos projetos rodoviários que seguem as diretrizes do Método de Dimensionamento Nacional (MeDiNa). A Suporte continua comprometida em oferecer soluções técnicas de ponta para atender às exigências de um setor cada vez mais voltado à durabilidade e à segurança estrutural das rodovias brasileiras.
Precisando de Sondagens ou Ensaios Geotécnicos?
A SUPORTE pode te ajudar!
Solicite um orçamento através do e-mail: orcamento@suportesolos.com.br
Mais SEGURANÇA para a sua obra!
Contrate a SUPORTE e conheça o diferencial de nosso fluxo de trabalho que inclui a coleta de DADOS diretamente do campo com sondadores utilizando o aplicativo SOND na execução das Sondagens. A transformação digital do mercado, com entrega dos resultados em formato CSV e AGS, extensão de arquivo compatível com os softwares de modelagem BIM.