O Ensaio de Triaxial do tipo PN é utilizado para determinar os valores do coeficiente de poro-pressão paras solos parcialmente saturados sob condições em que as tensões principais, verticais e horizontais variam simultaneamente.
Foto 1. Câmara Triaxial durante ensaio.
O ensaio consiste na aplicação tensões no corpo prova mantendo a relação vertical/horizontal na ordem de 2,0 ou em outra condição definida pelo projeto em corpos de prova geralmente compactados e com variação do grau de compactação e instalados em câmara triaxial seguindo o mesmo procedimento dos ensaios triaxiais convencionais.
A aplicação da tensão axial é do tipo rápida e durante o desenvolvimento das tensões são realizadas medições de deformação, variação de volume, tensão desvio e poro-pressão.
Os resultados obtidos no ensaio são apresentados em forma de tabela e gráficos sendo os principais gráficos apresentados: tensão desvio x deformação, tensão desvio x variação de volume, tensão desvio x poro-pressão, trajetória de tensões e envoltórias de Morh-Coulomb.
O ensaio PN é utilizado para análise de projetos de barragens durante a fase de execução da obra.
Leia mais:
Precisando de Ensaios Geotécnicos ?
A SUPORTE pode te ajudar!
Solicite um orçamento através do e-mail: orcamento@suportesolos.com.br
Mais SEGURANÇA para a sua obra!
Contrate a SUPORTE e conheça o diferencial de nosso fluxo de trabalho que inclui a coleta de DADOS diretamente do campo com sondadores utilizando o aplicativo SOND na execução das Sondagens. A transformação digital do mercado, com entrega dos resultados em formato CSV e AGS, extensão de arquivo compatível com os softwares de modelagem BIM.