O Ensaio Triaxial do tipo CD adensado e drenado é realizado a partir da moldagem de corpos de prova cilíndrico em amostras indeformadas ou deformadas.
O ensaio consiste em colocar a amostra em câmara de ensaio envolta por uma membrana de borracha. Após preenchimento da câmara com água procede-se a saturação do corpo de prova com aplicação de carga de confinamento e contrapressão até obtenção do Parâmetro B acima de 95% o qual define a condição de saturação do corpo de prova.
O segundo estágio do ensaio consiste no Adensamento, a qual se aplica uma pressão de confinamento e realiza-se a consolidação do corpo de prova para dissipação da poro-pressão.
Após a dissipação da poro-pressão dá-se início a terceira etapa do ensaio, a Compressão Axial com a válvula de drenagem aberta. Nesta fase aplica-se um carregamento vertical até a ruptura do corpo de prova. A velocidade do ensaio é lenta definida em função da amostra com o propósito de evitar que se gere poro-pressão.
Durante a fase de cisalhamento é medida a tensão desviadora e a variação de volume da amostra em função da deformação específica.
A partir dos dados obtidos é possível traçar a trajetória de tensões efetivas, as envoltórias de resistência conforme o critério de Mohr-Coloumb e o comportamento tensão x deformação.
O Ensaio Triaxial CD é indicado nos cenários de projeto/obra que permitam, em termos de prazo, aguardar a estabilidade do maciço quando constituído por solos argilosos ou no caso de predomínio de solos arenosos em sua composição.
Leia mais:
Precisando de Ensaios Geotécnicos ?
A SUPORTE pode te ajudar!
Solicite um orçamento através do e-mail: orcamento@suportesolos.com.br
Mais SEGURANÇA para a sua obra!
Contrate a SUPORTE e conheça o diferencial de nosso fluxo de trabalho que inclui a coleta de DADOS diretamente do campo com sondadores utilizando o aplicativo SOND na execução das Sondagens. A transformação digital do mercado, com entrega dos resultados em formato CSV e AGS, extensão de arquivo compatível com os softwares de modelagem BIM.