Para definição da permeabilidade de um solo comumente são realizados ensaios em amostra com compacidade variando entre 0 a 100% em permeâmetro de parede rígida.
O método de ensaio consiste em manter a vazão constante para variação de incrementos de gradiente hidráulico.
O ensaio consiste em preencher o permeâmetro de carga constante na condição de compacidade desejada e depois aplica-se vácuo para eliminar o ar. Em seguida é realizada a saturação do corpo de prova e após a saturação são ajustadas as válvulas manométricas para validação do equilíbrio do sistema. O sistema apresentando equilíbrio é aplicada variação de gradiente e realizada as medições de vazão, temperatura e o delta da altura manométrica entre base e topo do corpo de prova.
O Ensaio de Carga Constante é indicado para solos granulares de alta permeabilidade.
Para fins de análise elencamos os fatores que podem influenciar a permeabilidade tais como: temperatura, estrutura, índice de vazios, homogeneidade, tamanho dos grãos e grau de saturação.
O ensaio de permeabilidade tem fundamental importância para a engenharia. As leis que regem os fenômenos de fluxo de água em solos são aplicadas nas mais diversas situações: cálculo de vazão, análise de recalques, arraste de material sólido “piping”, estudo de estabilidade e definição de materiais para filtros entre outros.
Leia mais:
Precisando de Ensaios Geotécnicos ?
A SUPORTE pode te ajudar!
Solicite um orçamento através do e-mail: orcamento@suportesolos.com.br
Mais SEGURANÇA para a sua obra!
Contrate a SUPORTE e conheça o diferencial de nosso fluxo de trabalho que inclui a coleta de DADOS diretamente do campo com sondadores utilizando o aplicativo SOND na execução das Sondagens. A transformação digital do mercado, com entrega dos resultados em formato CSV e AGS, extensão de arquivo compatível com os softwares de modelagem BIM.