O ensaio de compressão triaxial é um método para determinação dos parâmetros da resistência ao cisalhamento. Dentre os diversos métodos disponíveis, esse é considerado um dos mais confiáveis e, por isso, é amplamente utilizado para ensaios convencionais e de pesquisas. Geralmente, nesse ensaio, o corpo de prova (de cerca de 36 e de 76 mm de diâmetro) é envolvido por uma fina membrana de borracha e colocado em uma câmara cilíndrica, preenchida, normalmente por água ou glicerina. Esse corpo de prova é então submetido a uma pressão de confinamento por compressão do fluido na câmara. Deve-se aplicar uma tensão axial através de uma haste de carregamento vertical para provocar a ruptura por cisalhamento no corpo de prova.
Imagem 01: Preparação do Corpo de Prova para realização de ensaio Triaxial
A tensão axial poderá ser aplicada em uma das seguintes formas:
Imagem 02: Célula contendo Corpo Prova para realização de ensaio Triaxial
Os ensaios triaxiais são fundamentais para a obtenção dos parâmetros de deformabilidade do material. A variação das condições de saturação permite o estudo do comportamento dos solos sob condições saturadas ou não. Outra característica importante do ensaio é a possibilidade da simulação de diferentes tipos de carregamento: drenado e não drenado.
Os ensaios triaxiais são fundamentais para a obtenção de parâmetros de:
Imagem 03: Corpos de prova deformados após a realização de ensaio Triaxial
Conheça os cinco tipos de ensaios, frequentemente solicitado pelos projetistas geotécnicos, e que utilizam a prensa Triaxial Estática:
ENSAIO TRIAXIAL (CD) – ADENSADO E DRENADO – NORMA ASTM D7181
O Ensaio Triaxial do tipo CD, adensado e drenado é realizado a partir da moldagem de corpos de prova cilíndrico em amostras indeformadas ou deformadas e é indicado nos cenários de projeto/obra que permitam, em termos de prazo, aguardar a estabilidade do maciço quando constituído por solos argilosos ou no caso de predomínio de solos arenosos em sua composição.
ENSAIO TRIAXIAL (CU) – ADENSADO NÃO DRENADO – NORMA ASTM D4767
O Ensaio Triaxial do tipo CU, adensado e não drenado é realizado a partir da moldagem de corpos de prova cilíndrico em amostras indeformadas ou deformadas. É o esnaios mais comum para obtenção dos parâmetros do solo. Ele é indicado nos cenários de projeto/obra de carregamento rápido, mas também se tornou uma maneira mais rápida de obter os parâmetros efetivos em amostras argilosas.
ENSAIO TRIAXIAL (UU) – NÃO ADENSADO NÃO DRENADO – NORMA ASTM D2850
O Ensaio Triaxial do tipo UU, não adensado e não drenado é realizado a partir da moldagem de corpos de prova cilíndrico em amostras indeformadas. O ensaio é indicado para obras de aterros em solos, solos argilosos abaixo de fundações e estrutura de terra em cortes provisórios. Exemplo: Definição da resistência não drenada em Aterro de solo mole.
ENSAIO TRIAXIAL (EL) – EXTENSÃO LATERAL
O Ensaio Triaxial do tipo EL, extensão Lateral pode ser realizado na condição drenada ou não drenada, sendo realizado a partir da moldagem de corpos de prova cilíndrico em amostras indeformadas ou deformadas. É utilizado para conhecer o comportamento do solo em obras que ocorrerá o desconfinamento do solo gerando alívio de tensões, por exemplo: Escavação de um túnel ou poço de ventilação.
ENSAIO DE COMPRESSÃO NÃO CONFINADA (RU) – NORMA ASTM D2166
O Ensaio Triaxial do tipo RU, de compressão não confinada é realizado em corpos de prova cilíndricos em amostras indeformadas ou remoldadas de solos coesivos. Os resultados obtidos no ensaio são limitados na sua interpretação, sendo utilizados para identificar a consistência de argilas e determinação da sensibilidade quando ensaiadas amostra naturais e amolgadas.
Imagem 04: Laboratório de Ensaios do Tipo Triaxial - Suporte
Precisando de Sondagens ou Ensaios Geotécnicos?
A SUPORTE pode te ajudar!
Solicite um orçamento através do e-mail: orcamento@suportesolos.com.br
Mais SEGURANÇA para a sua obra!
Contrate a SUPORTE e conheça o diferencial de nosso fluxo de trabalho que inclui a coleta de DADOS diretamente do campo com sondadores utilizando o aplicativo SOND na execução das Sondagens. A transformação digital do mercado, com entrega dos resultados em formato CSV e AGS, extensão de arquivo compatível com os softwares de modelagem BIM.