"O futuro não é o lugar para onde estamos indo, mas o lugar que hoje estamos construindo."

foto - Ensaio Adensamento do Solo - Ensaio em prensa tipo Bishop
Ensaio Adensamento do Solo - Ensaio em prensa tipo Bishop

O ensaio de adensamento consiste em determinar os parâmetros de compressibilidade de solos pela aplicação de valores crescentes de tensão vertical, sob condição de deformação radial nula.

O ensaio é realizado a partir de moldagem de corpos de prova moldados em anel de metal impedindo a movimentação lateral e assim o fluxo de água ocorre na direção vertical. O ensaio em sua maioria é realizado em equipamento convencional, que possui poucas adaptações em relação ao originalmente proposto por Terzaghi.

O ensaio é feito através de aplicação de incrementos de carga de duração de 24 horas cada, onde se monitoram as deformações em intervalos de tempo normatizados. Os incrementos de carga seguem a sequência de 0.125, 0.25, 0.50, 1.0, 2.0, 4.0 e 8.0 kgf/cm². Outras sequências de carregamentos podem ser adotadas em função do tipo de solo e o nível de tensões desejado.

Imagem 01 - Preparação do corpo de prova para Ensaio de Adensamento - Suporte Solos


Com os resultados obtidos durante os ensaios, plotam-se as curvas para cada incremento de carga em escala logarítmica segundo Casagrande ou escala raiz do tempo segundo Taylor. A partir desses gráficos determina-se os fatores tempo que são utilizados no cálculo de Cv (Coeficiente de Adensamento). Do ensaio é se obtêm o gráfico tensão x índice de vazios que determina o coeficiente de recompressão Cr, coeficiente de compressão Cc, Índice de expansão Cs e a Pressão de Pré-Adensamento (PA).

Com os resultados obtidos no ensaio de adensamento os projetistas definem a expectativa de prever os recalques, em obras de solo mole na finalidade de definir os métodos para acelerar as deformações previstas.

Imagem 02 - Preparação da célula contendo corpo de prova para Ensaio de Adensamento - Suporte Solos


Ensaio Adensamento do solo - Ensaio de Colapso – Conheça mais detalhes sobre este ensaio - Norma DNER IE 005

Para definição da colapsividade de um solo comumente são realizados ensaios em amostras indeformadas na prensa de adensamento. Há dois métodos que são realizados comumente para determinação da colapsividade.:

O primeiro ensaio chamado de edométrico duplo consiste em moldar duas amostras de solo e submeta-las a estágios de carregamentos sendo que um corpo de prova é ensaiado na condição natural e o outro na condição inundada. O processo do ensaio segue as etapas do adensamento normal com os estágios de carga. A colapsividade é definida na avaliação das curvas de deformação entre a amostra inundada e natural. Sendo que a curva não saturada é corrida em função da tensão de pré-adensamento.

O segundo ensaio edométrico simples consiste na sobrecarga da amostra de solo até atingir a solicitação requerida, após esta etapa o corpo de prova é inundado. Após o colapso o solo permanece carregado até atingir um valor padrão de tensão.

A colapsividade é definida na avaliação da curva de deformação na tensão que a amostra foi inundada.

Com o ensaio de colapsividade avalia-se a aplicação de acréscimo de carga no terreno quanto ao risco de colapso do maciço, ou seja, determina-se o nível de tensão/sobrecarga que pode ocasionar ruptura.

Imagem 03 - Equipamento para ensaio de Adensamento - Prensa Bishop - Suporte Solos


Ensaio Adensamento do Solo - Ensaio de Pressão de Expansão – Conheça mais detalhes sobre este ensaio - Norma DNER IE 005

Para definição da pressão de expansão de um solo comumente são realizados ensaios em amostras indeformadas na prensa de adensamento. Há dois métodos que são realizados comumente para determinação da pressão de expansão.

O primeiro ensaio edométrico direto consiste em moldar o corpo de prova indeformado na célula edométrica, com teor de umidade natural e submeter a uma carga correspondente ao valor da carga do terreno ou carga específica de projeto que será imposta pela estrutura. Após a fase de consolidação adiciona-se água permitindo a expansão da amostra até sua estabilização. Quando da estabilização da amostra aplicam-se carregamentos até atingir o índice de vazios inicial. A pressão necessária para retornar a condição inicial, denomina-se pressão de expansão.

O segundo ensaio edométrico de expansão controlada consiste em moldar o corpo de prova indeformado na célula edométrica, com teor de umidade natural em seguida é adicionado água e durante o processo de expansão aplica-se carregamento que impeça que a expansão ocorra. A pressão necessária para estabilizar o efeito de expansão, denomina-se pressão de expansão.

O ensaio de expansão tem fundamental importância, pois esses materiais de características expansivas podem gerar instabilidade em taludes, subleitos de pavimentos e fundações de grandes estruturas.

Imagem 04 - Coleta final de dados referente a Ensaio de Adensamento - Suporte Solos


Precisando de Sondagens ou Ensaios Geotécnicos? 

 

SUPORTE pode te ajudar! 

Solicite um orçamento através do e-mail: orcamento@suportesolos.com.br

 

Mais SEGURANÇA para a sua obra! 

 

Contrate a SUPORTE e conheça o diferencial de nosso fluxo de trabalho que inclui a coleta de DADOS diretamente do campo com sondadores utilizando o aplicativo SOND na execução das Sondagens. A transformação digital do mercado, com entrega dos resultados em formato CSV e AGS, extensão de arquivo compatível com os softwares de modelagem BIM.

Solicite um Orçamento

  Atendimento Comercial:        (19) 9.9918-5086
        
  E-mail:     comercial@suportesolos.com.br